A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

27/04/2013 19:22

Moradores e artistas se unem contra pichações na Orla Morena

Nícholas Vasconcelos
Grafite ganhou espaço na pista de skate da Orla. (Foto: Marcos Ermínio)Grafite ganhou espaço na pista de skate da Orla. (Foto: Marcos Ermínio)
Voluntários recuperaram os pontos que foram pichados. (Foto: Marcos Ermínio)Voluntários recuperaram os pontos que foram pichados. (Foto: Marcos Ermínio)

Moradores, artistas e a Prefeitura se uniram neste sábado (27) contra as pichações e a favor do grafite na Orla Morena. O local tem sido alvo constante dos ataques de pichadores e foi escolhido para lançar o projeto “Campo Grande contra a pichação”, que deve passar por outros pontos da Capital que sofrem com esse tipo vandalismo.

Veja Mais
Despedida dominou a web na semana em que todo mundo coloriu de verde o coração
Datilografado, pedido de casamento revelou primo apaixonado em 1980

“É a plantação de uma semente, tentando plantar uma educação e uma cultura através da interação.”, explica o presidente da Associação dos Amigos Orla Morena, Ricardo Sanches. Ele lembra que é preciso diferenciar o que é pichação do que é grafite, que de acordo com a Lei precisa ser autorizado. “Hoje mostramos na prática qual é a diferença”, comentou.

Moradores, guardas municipais, funcionários da Defesa Civil, da Associação e da ONG (Organização Não Governamental) Mãos que Ajudam pintaram os pontos que foram alvos de pichação e na pista de skate, enquanto os grafiteiros trabalhavam na pista de skate. O material utilizado foi doado pela Fundac (Fundação Municipal de Cultura).

“Traz à tona o nosso talento, um fomento da arte e um pontapé para que se transforme da pichação em arte”, explicou o artista plástico Guto Naveira, 32 anos, um dos grafiteiros que foram convidados para realizar a intervenção na Orla.
Além do grafite, quem foi até o ponto de lazer da cidade também acompanhou apresentações de música e dança.

Quem frequenta a Orla Morena gostou da mudança, que devolveu o branco original da obra inaugurada no fim de 2010. “A gente desanima porque fica feio, agora fica tão bonito e espero que continue assim”, comentou o porteiro Emmerson Avelino da Silva, 36 anos, que passa os fins de semana por ali acompanhado da esposa e dos filhos.

Participaram do lançamento da ação o prefeito Alcides Bernal (PP), os vereadores Alex do PT (PT), Luiza Ribeiro (PPS) e Eduardo Romero (PT do B). Romero, que realizou uma audiência pública sobre pichação na Câmara de Vereadores, contou que na semana passada abriu a casa dele para o grafite.

De acordo com a Prefeitura, dentro de 15 dias uma reunião deve definir qual o novo ponto para receber a ação o projeto.

 




A atitude é válida, mas é pouco. As autoridades, tem que pegar pesado com esses marginais....façam como em Curitiba, que a coisa começou a ficar feia e já tomaram atitude, com campanhas, disque denúncia,policiamento,etc.
Seria interessante, a população fiscalizar e se possível dar um corretivo neesses vagabundos, que estiverem aprontando na sua região na calada da noite(sem que os Direitos do Manos saibam), porque levar para casa esses DELINQUENTES, os tais protetores não querem.
 
Neyde de Oliveira em 29/04/2013 09:51:25
Parabéns pela iniciativa!!!
 
Cleiton Rodrigues em 29/04/2013 05:35:52
Só falta o muro da escola em frente a pista de skate da orla morena.
 
Diego Dias em 28/04/2013 15:02:01
Muito bom...
 
Anita Ramos em 28/04/2013 12:41:34
Parabéns à comunidade da Orla Morena! Estes lambuzadores de nossa cidade têm que ser combatidos! O grafite é arte e a pixação é sujeira! Os jovens têm que ser educados para entender a diferença e optar pela primeira!
 
Renato Barbosa em 28/04/2013 12:38:38
Correção 1: "Voluntários recuperaram os pontos que foram pichados. (Foto: Marcos Ermínio)" eram guardas municipais que foram convocados para fazer a pintura.Todos estão de calça azul marinho e camiseta branca. Correção 2: "funcionários da Defesa Civil," na verdade eram voluntários da defesa civil que foram acionados para uma ação cívica/social e depois viram que era uma ação política da prefeitura e vários voluntários foram embora quando descobriram isso.Correção 3:a preocupação maior foi pintar os muros da escola maria contança barros machado(estadual), a prefeitura deu uma atenção especial a isto e a orla foi pintada apenas em alguns pontos onde o prefeito fez uma ceninha ridícula para aparecer na foto.por favor,publiquem as correções.
 
Carlos Henrique em 28/04/2013 11:42:47
Isso é muito bom.
Parabéns a todos que contribuirão para esse projeto.
 
Enliu Taveira em 28/04/2013 11:17:07
voces gostam da zorra acham que é bonito escrever, pintar, pixar.. agora que ficou COISA mais ridícula cheio de pixacoes.. nao querem mais....quanto escuto...ah ..é liberdade de expressao... ah é o jovem dando sua opniao atraves de desenhos.... e frases... tomaa...
 
cleyton pereira em 28/04/2013 08:37:24
Parabéns! Legal@ Que ação linda, positiva! Avisaram os bandidos, os marginaizinhos, que isso é proibido? Ah!!! Fala sério! Os bandidinhos estão à solta e causando furor na cidade inteira.
 
Gilson Giordano em 27/04/2013 21:12:19
Esses e outros crimes a população pode ajudar a acabar, denunciando os culpados.
 
luiz alves em 27/04/2013 20:48:21
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.