ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Multa moral cria campanha para continuar conscientizando motoristas

Paula Maciulevicius | 23/01/2016 16:52
O aviso é deixado no carro do infrator, que será notificado se estacionou em vaga reservada para pessoas com deficiência, por exemplo.
O aviso é deixado no carro do infrator, que será notificado se estacionou em vaga reservada para pessoas com deficiência, por exemplo.

O projeto "Multa Moral" entra na segunda fase depois de mais de 150 mil aplicações em 30 cidades. Os bloquinhos usados por quem abraçou a causa para dar uma lição aos que insistem em desrespeitar as leis, chegaram ao fim e a organização precisa arrecadar R$ 4,5 mil para confeccionar 2 mil blocos.

Criada em 2014, pelo médico veterinário Frederico Rios, idealizador do blog Acessibilidade na Prática, a multa tem o objetivo de envolver a sociedade na fiscalização das vagas reservadas e de outras estruturas acessíveis, chamando a atenção de todos para a importância da acessibilidade na inclusão social.

A iniciativa toda nasceu quando Frederico, em 2008,  sofreu um grave acidente de moto e ficou tetraplégico por conta de uma lesão na altura da vértebra C5. Ao se adaptar à vida de cadeirante, descobriu que no dia-a-dia a acessibilidade é mais discurso que realidade.

Como funciona? – A Multa Moral é simples e qualquer um pode aplicar, desde que tenha bom senso. Para por o plano em prática, Frederico elaborou bloquinhos para “autuação”. O aviso é deixado no carro do infrator, que será notificado se estacionou em vaga reservada para pessoas com deficiência, para idosos, sobre a calçada ou bloqueando o rebaixamento de uma guia. O “fiscal” pode relatar qualquer imprudência.

Com cores marcantes, o aviso traz o nome da página, informações de acesso e de como adquirir o cartão de estacionamento (caso o motorista tenha o direito), além uma mensagem: “um pouco de respeito e cidadania não faz mal a ninguém”.

Campanha - O programa da organização é de confeccionar pelo menos 2 mil blocos, quantidade suficiente para pelo menos mais um ano. Para ajudar e repassar qualquer valor à conta bancária disponibilizada, o contato pode ser feito pela página no Facebook ou o site.

Nos siga no Google Notícias