A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

26/12/2011 18:48

Puccinelli diz que Uno vermelho virou grife e sonho de consumo é Ferrari

Ângela Kempfer
(Foto: João Garrigó)(Foto: João Garrigó)

Depois de dez anos sem ficar cara a cara com André Puccinelli, a primeira vista a impressão é de que o homem anda mais sereno. “A vida faz amadurecer. Quando você tem 30 anos quer tudo para ontem”, lembra o governador, passados 15 anos entre a prefeitura de Campo Grande e o comando do Estado.

Veja Mais
Uber multado, reajuste de ônibus e cidade sob chuva bateram recordes nas redes
Do Corinthians ao canteiro de obra, zagueiro que virou servente tem nova chance

Na última semana do ano, ele recebe o Lado B na governadoria para uma conversa que pede para ser “traduzida em português inteligível e educado”.

Antes de qualquer pergunta, ele coloca na roda um assunto polêmico. Quer falar sobre os índios e parte para o ataque ao Cimi (Conselho Indigenista Missionário).

Apesar de gostar da “briga”, lembro que desta vez a encomenda é sobre amenidades e Puccinelli muda o semblante.

“Só não fala do Barcelona, pelo amor de Deus. Que chocolate que nós levamos”, diz sobre a final do Mundial de Clubes, no dia 18. Santista, Puccinelli viu o time perder de 4 a 0. Já havia combinado de assistir a partida ao lado dos amigos, em Campo Grande. “Sorte que eu tive de viajar”.

Com maus resultados no futebol, Puccinelli prefere falar de velocidade. Aos 16 anos corria de motocicleta, tinha um modelo italiano que “andava como as vespas e as lambretas preparadas”, lembra. Depois de um tombo feio, largou o esporte. “Foi um campeonato só”.

“A cor dele é vermelho Ferrari”, diz Puccinelli sobre Uno. (Foto: João Garrigó)“A cor dele é vermelho Ferrari”, diz Puccinelli sobre Uno. (Foto: João Garrigó)

Partiu para o kart, mas a maior parte da vida passou apenas como fã, principalmente, da Fórmula 1. “Não perco um treino”.

Defende Rubens Barrichello como piloto e diz que o problema do brasileiro é fazer escolhas erradas. “Ele ia ser campeão mundial pela Ferrari, mas saiu”.

A escuderia é outra paixão de Puccinelli, italiano de nascimento que tem como um objeto de desejo uma Ferrari. “Um dia vou comprar uma, mas é muito caro”.

Pergunto porque ele insiste em manter o Fiat Uno vermelho, carro que costuma usar quando quer percorrer a periferia. “A cor dele é vermelho Ferrari”, brinca e admite: “virou uma grife”.

Antes de assumir a prefeitura, tinha um modelo ano 91 e a cada 3 anos troca o carro por uma versão mais nova, sempre na cor vermelha. “O meu primeiro Uno foi preparado para eu percorrer a buraqueira. Não fazia aquilo por merchandising. Depois ficava bem mais fácil de ser visto. Chegava no início da rua e alguém já apontava.”

Questiono se é um homem de muitos amigos e ele faz uma pausa. Tocando nos dedos vai balbuciando nomes e conclui: “são dez”.

Sobre os inimigos, afirma não ter nenhum e assegura. "Tenho adversários políticos, mas converso com todo mundo". Até com Zeca do PT diz não ter qualquer barreira para uma boa conversa.

Com fama de centralizador, renega o título e argumenta que conversa até demais com seus comandados. “Não sou centralizador, só centralizo a abertura da torneira para as despesas. Mas eu participo de tudo, quero estar por dentro de tudo, hoje e desde 1997”.

Os sinais pelo corpo mostram que o governador não está tão tranquilo como quer aparentar. As manchas brancas do Vitiligo voltaram (doença que tenta controlar desde 2005), mas o motivo é pessoal, argumenta. “Fazia um mês que estava tudo fechado (manchas), mas começou a voltar”.

Fiquei 8 dias no hospital com a minha filha, lembra o governador. (Foto: João Garrigó)"Fiquei 8 dias no hospital com a minha filha", lembra o governador. (Foto: João Garrigó)

O ano foi tenso para a família. Em junho, a caçula Denise enfrentou uma cirurgia no cérebro. “Eu pirei”, resume o governador.

Há seis anos, a jovem já estava perdendo a visão periférica quando resolveu relatar ao pai médico as dores de cabeça frequentes. Passou a tomar medicamentos, melhorou, mas decidiu retirar tumor descoberto na hipófise. Puccinelli foi contra. “Mexer no miolo? É complicado”.

Alguns dos piores dias da vida, segundo ele, foram os 8 passados ao lado na filha em hospital de São Paulo. “Cinco dias depois da cirurgia era para tudo voltar ao normal, mas passava o tempo e nada. Até o médico pirou. Nunca pensei em perder minha filha, mas tinha medo das sequelas”.

A paz só voltou 15 dias depois da operação, com os níveis hormonais normalizados. “Mas daí, 15 dias depois, abriu o Vitiligo, mas já começou a sumir de novo”.

Depois de muitas viagens e medicamentos, os bons resultados vieram após consulta com o dermatologista de Campo Grande Jorge Chacha. "Passei a tomar uma vacina e agora não tomo mais nada. Ele (médico) diz que tem de ter cuca fresca".

Puccinelli afirma que nem liga. “Não dói”. Só revela a vaidade ao comentar que chegou aos 91 quilos este ano e resolveu entrar na dieta. Alcançou os 87 “comendo verdurinha, frutinha e no máximo 60 gramas de proteína por dia”, além de exercícios com personal em casa.

Quer atingir os 75 quilos ideais, uma meta difícil para 2012, avalia.

Em ano de eleições municipais, ele diz que vai suar a camisa pela penúltima vez. "Depois vou fazer meu sucessor em 2014 e dar uma trégua para vocês", diz mais uma vez sobre a tal vontade de deixar a política por um tempo.

Entre as apostas, uma das recentes é Simone Tebet, a atual vice-governadora. "Hoje li uma reportagem dela, antes de vocês chegarem e ela é ótima".

Nas previsões para o futuro, garante que a ex-prefeita de Três Lagoas vai conquistar nas 2 próximas eleições um cargo de destaque. "Uma das 3 coisas ela vai ser com certeza: ou prefeita, ou senadora ou governadora".

Pergunto o que mais vem pela frente, o que “vai aprontar no próximo ano, quais as surpresa”. Puccinelli dá uma boa risada e garante: “não vou aprontar nada”.




Jamais esqueço de uma imagem. Quando André era Prefeito e a Avenida Fernando Corrêa da Costa estava sendo modificada em função da canalização do corrego eu cruzei as 6h da manhã e lá estava ele de botas e dentro do córrego olhando a obra. Realmente é um guerreiro e com boa visão de futuro.
 
Espedito Di Montebranco em 29/12/2011 12:55:40
Vida longa ao Uno vermelho e ao Dr. André!!! Ambos sempre trabalharam muito por Campo Grande e pelo MS!!!
 
Fabiana Marinho em 28/12/2011 07:50:10
Gosto muito do seu trabalho...cresci vendo as mudanças que ele proporcionou a nossa capital. Me orgulhoo de ser campo grandense e te-lo como governador. Que Deus o abençoe e a toda a sua familia.
 
Edilene Arruda em 27/12/2011 12:27:08
Ângela, parabéns pela sua matéria. Um texto leve, gostoso de ler. Realmente o Lado B do político André. Sucesso e um ótimo 2012 para você e toda equipe do Campo Grande News.
 
Simone Diniz da Costa Flôres em 27/12/2011 11:02:52
Gosto muito da linha administrativa do André,e de seus discípulos Nelsinho e Simone,críticas sempre vão existir,porém,eles mais fizeram do que deixaram de fazer.
Espero que outros bons políticos se levantem em nosso Estado.
 
Ita Cunha em 27/12/2011 10:39:26
Gosto muito do André, a maneira sincera e despojada de se comunicar...Ninguém é perfeito..."atire a primeira pedra quem nunca errou, quem nunca foi arrogante, quem nunca foi insensível..." enfim as pessoas que criticam e as que elogiam sempre terão uma versão ao seu favor...e isso é o que??? André, parabéns pela sua administração!!! Conte comigo no seu futuro e na sua longa carreira política.
 
Creusa Nogueira em 27/12/2011 10:19:52
só os incompetentes e sem memória conseguem falar mal de nosso governador
 
edmilton dutra de andrade em 27/12/2011 09:49:13
Governador gosto muito da sua e gestão, não sou funcionaria publica, mas para sair com nota dez, olha para os funcionários da (saude e segurançâo) valorizando no quesito de salario. Espero que seu sucessor(a) faça 2012 melhor. Feliz 2012
 
Aparecida da Silva em 27/12/2011 09:42:37
Parabéns André, desejo a vc e toda sua família felicidades e muito trabalho neste novo ano que se inicia. Sei que ninguém muda o mundo, mas se todos fizerem um pouco poderá mudar as pessoas e são elas que fazem do mundo um lugar bom ou ruim
 
andréia pereira em 27/12/2011 09:26:00
Admiro muito o governador Andre, que Deus continue abençoando a ele e toda a sua familia, que ele possa continuar fazendo um otimo trabalho aqui no nosso estado, como ja disseram: Campo Grande e o Mato Grosso do sul mudou muito e pra melhor com ele.
"Ate aqui nos ajudou o Senhor" I Samuel 7:12-Feliz ano novo e feliz 2012
 
Melquisedeque Xavier em 27/12/2011 08:11:29
Parabéns querido André. Continue sempre assim, pois não conseguimos agradar a todos. Quero lhe desejar um feliz 2012. E seja como o médico disse cabeça fresca e animo que o resto vencerá. Abraço da menina do dedinho de Fátima do Sul - Ms
 
Rose gomes em 27/12/2011 04:39:56
Admiro o governador André Puccinelli...e assim como ja dizia Maquiavel, as coisas são vão pra frente com um pouquinho de seriedade... Usar o poder a favor do progresso... e é mais ou menos isso que o Governador faz, por que se não for assim, a anarquia toma conta de tudo.
 
Flávio Henrique em 27/12/2011 03:44:00
Como ex-morador de Campo Grande só tenho a parabenizar o André pelo que fez pela nossa cidade.
Àqueles que o criticam digo uma coisa: vem aqui para o Mato Grosso (de cima), venha para Rondonópolis e veja o que políticos sem escrúpulos são capazes de fazer com uma cidade que tem um potencial enorme, mas que sofre a consequência de ano após ano ter péssimos administradores. Parabéns Campo Grande!!!
 
Luciano Lima em 27/12/2011 02:43:33
O Andre foi um grande prefeito pra CG, se nao foi o melhor, mas como governador do estado, o nome ja diz, fica muito a desejar!!! O pantanal que ele simplesmente esqueceu que o diga!!!
 
jose de abreu em 27/12/2011 02:36:57
Parabéns!!! Feliz Natal... Ano Novo de grandes realizaçoes e que o menino Jesus ilumine sempre o seu Caminho Dr Andre,admiramos o seu trabalho, incansavel, es um grande administrador e um Politico que ficara na Historia do Mato Grosso do Sul , sua trajetoria é linda e conte sempre conosco... Sucesso.
 
Samantha de Farias em 26/12/2011 10:46:46
Grande Governador, somos sabedores de seu excelente trabalho que vem desenvolvendo em nosso estado, até esquecemos quem foi seus antecessores, valeu governador, e que continue enviando obras e mais obras pra minha querida Ponta Porã, em especial para meu bairro da Granja.
 
Ademir Cesar Mattoso em 26/12/2011 09:55:23
nosso governador andré sempre fez um bom trabalho,só que ele deveria pegar o uno vermelho dele e se disfarçar com barba e mal trajado e ir nos orgãos publicos pera faser uma verdadeira analise de como a população do estado que ele governa é atendida.não é critica é uma sugestão
 
nilton da costa benites em 26/12/2011 09:55:20
gostei da imagen do governador uma imagen de un ser humano simples nao arrogante
como e sempre
 
vanderlei marques em 26/12/2011 09:17:00
Quanta bajulação!!!
 
Maria Cardoso em 26/12/2011 08:34:59
Deve ser difícil ver alguém da família padecer. André é trabalhador, mas é insensível com as pessoas. Tem prejudicado muitos servidores públicos com seu governo que não dá a mínima para as pessoas. André hoje é a pessoa mais poderosa do MS, politicamente e financeiramente.
 
Pietro Colombeli em 26/12/2011 08:24:02
Concordo, antes do André, o único prefeito que tinha feito alguma coisa tinha sido o Levy Dias, e no Estado, só no tempo do Pedrossian. Veja uma foto de CG antes do André, pegue de qualquer parte da cidade e veja agora. E no Estado, é só olhar as estradas, para não dizer do resto. Parabéns.
 
Luiz Fernando Guimarães' em 26/12/2011 08:13:45
Campo Grande hoje e outra Cidade por causa dele!!!!
e agora nosso Estado tb vai ficando outro Estado Parabens ANDRE PUCCINELL!!!!I
 
Ronaldo Tardin em 26/12/2011 07:50:30
Realmente é um grande administrador, ...apenas deveria valorizar mais os servidores dos serviços básicos, principalmente saúde e segurança. São áreas que ainda estão a dever por parte dele e isso se dá pela não valorização dos profissionais, que são extremamente capacitados, mas estão desmotivados.
 
Paulo Ciltrão em 26/12/2011 07:25:49
Este homem é um competente administrador que geriu a Prefeitura de Campo Grande e agora o Estado de MS como empresa, retirando a imagem de que órgão publico é lento e omisso. Parabens Governador. Pena que não possa ter mais um mandato.
 
Erson Gomes de Azevedo em 26/12/2011 07:06:01
sempre admire e gostei do trabalho dele.. graças a ele nossa cidade e estado é outro! parabéns
 
gisimar silva em 26/12/2011 06:18:12
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.