A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

06/11/2012 09:52

A tatuagem ficou ruim? Reclame ao Procon

Ângela Kempfer e Anny Malagolini
Dia desses, a repórter Paula Maciulevícius passou pela experiência, depois de muito tempo pensando. Mas deu tudo certo.Dia desses, a repórter Paula Maciulevícius passou pela experiência, depois de muito tempo pensando. Mas deu tudo certo.

É difícil alguém acertar a figura tatuada nas minhas costas. Minha filha, por exemplo, jura que é uma galinha. O pássaro voando alto, sob uma frase da poesia de Manuel de Barros, com o tempo virou uma galinha.

Veja Mais
De super-herói a câmera analógica, presentes para nerds estão em alta
Oficina oferece de graça curso básico sobre veículos para mulheres

A única solução para a tatuagem colorida, feita em Fortaleza há 8 anos, é ser coberta por outro desenho. Mas quem passou por isso há pouco tempo, pode até procurar o Procon.

O superintendente do órgão em Mato Grosso do Sul, Alexandre Rezende, explica que é uma relação de consumo como qualquer outra e por isso passível de reclamação formal.

Mesmo que o contrato seja verbal, o serviço tem de ser bem feito, agradar a clientela. “Basta apresentar um recibo para caracterizar a relação”, detalha Alexandre.

O Procon não vai analisar o mérito, se a tatuagem foi ou não bem feita. Vai apenas tentar a conciliação, para que o caso não pare na Justiça. “Para entrar neste mérito, seria necessária uma perícia, o que cabe à Justiça. No nosso caso, queremos solucionar uma insatisfação do consumidor”, diz.

Na prática, é melhor evitar briguinhas e pensar várias vezes antes de escolher o profissional que vai executar o serviço.
Se tratando de tatuagem, “Branco” tem fama em Campo Grande, mas isso não basta, admite o tatuador. Para começar, o material usado tem de ter qualidade.

Alguns exemplos citados por ele são referentes as agulhas e a tinta. “Para cobrar um preço menor, alguns acabam comprando agulhas que não são adaptadas para o trabalho. Cada vidrinho de tinta boa, custa 32 reais, e para economizar, muitos profissionais acabam comprando tintas impróprias para aplicação na pele”, comenta.

Outra forma de economizar é comprar apenas as cores primárias, o que prejudica a finalização do desenho. “A cor preta tem 5 variações, para fazer as sombras claras, média... Na verdade, cada cor tem várias tonalidades em degrade. Eu, por exemplo, utilizo 33 tipos de tintas, 30 agulhas e só de máquinas são 8 modelos”.

São vários detalhes. Outro é o local que receberá as agulhadas. “Na cartilagem, o traço pode se deformar, a tatuagem desbota, pois a pele é diferente. Não indico fazer também nas dobras do pescoço, punho, mão, dedos e o pé”, alerta Branco.

Adham Wahab é tatuador há 12 anos e desde então já presenciou várias coisas "erradas" na área, inclusive tatuagens em domicílio. O resultado vem na sequência.

“Sempre aparece um monte de gente querendo corrigir a tatuagem. Algumas vezes se torna apenas uma mancha no corpo, de tão mal feita”, conta.

Para não ter problemas com a clientela, antes de começar a tatuar ele faz o desenho e pede mais de uma opinião, “porque se houver falha, alguém percebe. Depois de ser tatuado, se o cliente encontrar algum erro, ele deve retornar ao estúdio e apresentaremos uma solução”, diz.

Mas ele também sai em defesa da classe. “As pessoas têm de entender que a tatuagem é processo de antes, durante e depois. Elas devem seguir as orientações para uma boa cicatrização”.

Em alguns casos, o erro começa na escolha do que tatuar, lembra. Os mais clássicos são frases ou palavras com ortografia errada ou expressões em outras línguas, com significados bem diferentes do imaginado por quem teve a ideia. “Para que não ocorra erro em outro idioma sempre peço para procurem o consulado do País de origem do idioma para garantir o significado correto da palavra. Sobre a ortografia, não confiem na internet.




fiz a minha no miami Ink em miami, e nao tenho o que reclamar
 
felipe sampaio em 13/11/2012 18:12:36
Muita coisa precisa de alcance da legislação e reclamação ao Procon.
Vejam, só um lanche misto quente, feito numa empresa bem conceituada, parecia um mini sanduiche, porque o estabelecimento usa o pão que é vendido ( atuamente por quilo) e que já não tem padrão, de no mínimo 50 gramas. Ai o coitado do consumidor paga por um produto muito mais caro.
É necessário padronizar o tamanho dos pães que as lanchonetes, padarias e similares utilizam para fazer sanduiches.
 
Julio Nogueira em 07/11/2012 09:24:47
Prezado Josimar, brega é sua mentalidade retrógrada e seu julgamento cheio de preconceitos. A tatuagem existe há pelo menos 3.500 anos e nunca saiu de "moda" como você apontou. Já foi até marginalizada e hoje é uma forma de expressão cultural como qualquer outra. Antes de dirigir críticas baratas leia um pouco e se informe. Isso fará com que pense duas vezes em falar daquilo que não entende!
 
Marcelo Rezende em 07/11/2012 08:03:25
Com tanta coisa importante para ser julgada, perder tempo com vaidade.
 
luiz alves em 07/11/2012 07:43:36
Branco Tattoo e Jappa Tatoo 33251557 Fiz a minha com o Jappa e ficou perfeita,e vou fazer outra em Dezembro,eles ficam na Marechal Rondon entre a Rui Barbosa e a Pedro Celestino,na frente da Igreja Universal,indico pra qualquer um..
 
Fabiani Bucker em 07/11/2012 02:00:45
Dia destes eu fui a um famoso tatuador e falei para ele tatuar, COM LETRAS BEM GRANDES, no meu b*** a seguinte frase: "EIS AQUI UMA BAITA FERRAMENTA NASCIDA NA CIDADE DE ITU". Ele fez a tatuagem, porém quando eu fui ver, estava escrito o seguinte: Itu... , somente isso. Agora pergunto: Reclamo da tatuagem ou do tamanho?
 
José Carlos Ferreira em 06/11/2012 22:16:09
tenho um amigo que tem um ''dragalo'' ou seja um dragão com pé de galo...kkkkkkkkkkk.. conheço pessoas que tatuaram um passarinho quando eram magras com o tempo elas engordaram e virou um baita urubu...kkkkkkkkkkk....
 
wagno tomassini em 06/11/2012 20:59:04
Caro Sr Josimar, a tatuagem é algo milenar,presente em várias civilizações,fazendo parte do inconsciente coletivo da humanidade,portanto não se trata de uma moda passageira.
 
Fábio Monteiro em 06/11/2012 15:48:05
Indico o Peralta da galeria milenio na 14 :) ótimo tatuador
 
Aline Portilho em 06/11/2012 15:33:15
fiz as minhas tatuagens com Adham... mais de 5 anos... ate hj estao perfeitas. Profissional e tanto!!!
 
lidiane yamamoto em 06/11/2012 14:46:09
Josimar Tattoo não sai de moda só muda de estilo.
 
Renato Augusto em 06/11/2012 13:40:18
O Branco fica numa vila ali na Candido Mariano, em frente aonde era a Igreja Universal enorme (perto da Rui Barbosa)
 
Thiago Barile em 06/11/2012 13:35:33
Adora tatuagens ,isso é uma questão de atitude e não de ser brega
 
Fernanda Gomes de Oliveira em 06/11/2012 12:24:01
Branco Tattoo 33251557
Já fiz duas tattoo com ele e amo seu trabalho pela sua dedicação e honestidade pois seu preço também é bastante agradável. Parabéns Branco!
 
Mariluce Alencar em 06/11/2012 11:29:05
Esqueceu de comentar sobre o preço também, ai realmente cabe aquela máxima de que o barato sai caro, faço minhas tatuagens a quase 8 anos com o Adham o cara é profissional sério, tatuagem é coisa séria tem q saber escolher pra depois não se arrepender..
 
JEAN CARLOS GARRIDO em 06/11/2012 11:25:31
Quero ver quando essa moda passar.... mais um sofrimento e dinheiro para tirar, como já está acontecendo nos Estados Unidos... Tatuar lá já tá se tornando BREGA.
 
Josimar Lima em 06/11/2012 11:16:57
Vou recomendar isso a um amigo meu, ele tem uma largatixa no braço que ele jura ser um dragão mas não tem nada a ver!!
 
Djavan Loureiro em 06/11/2012 11:14:44
como encontrar o branco ???
 
horedes almiron em 06/11/2012 10:46:17
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.