A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

21/05/2012 14:09

Junho, o "carnaval" dos forrozeiros, tem cada vez mais bandas em Campo Grande

Ângela Kempfer
Forró Zen, grupo com público fiel em Campo Grande.Forró Zen, grupo com público fiel em Campo Grande.

Quando comecei a aproveitar de verdade a noite de Campo Grande, Zezinho do Forró era o doferente no mundo da MPB e do pop nos bares da cidade. Hoje, uns 15 anos depois, o ritmo é ouvido com muito mais frequência por aqui. Zezinho abriu a possibilidade que outras bandas abraçaram.

Veja Mais
Begèt de Lucena e Mari Depieri são as vozes do Som da Concha de hoje
Festival de Artes começa com público fraco, mas tem vocação para ser resistência

Com as festas juninas quase aí, os forrozeiros têm a agenda cheia no mês que funciona como “carnaval” para a truma da zabumba e sanfona. O grupo mais conhecido hoje é Forró Zen, de Zé Bruno (voz e violão), Ricardo Ramalho (voz e contra-baixo), Rafael Bahia (percussão), Wilson Jr (zabumba), Marcelo Santos (sax e flauta) e Marcelo Kiwi (teclado).

Os meninos começaram há 6 anos cantando Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos...e agora têm trabalho autoral suficiente para gravar um CD. “Falta só dinheiro”, lembra Rafael.

Com público fiel em bares como República e Barbaquá, o grupo ainda se surpreende com o forró em Mato Grosso do Sul. “Fomos para a Festa da Farinha em Anastácio e ficamos surpresos ao ver tanta gente da comunidade nordestina lá. Tem até Centro de Tradições Nordestinas”, comenta o percussionista.

Com sax e flauta nos arranjos, eles dizem fazer “forró chique”, mas tocam de pé de serra ao estilo universitário. O hit é "Ó Xenti My Love", que fala de de um amor que "desliza, cai da mão".

Maicon Baiano veio de Salvador para tocar forró em Campo Grande.Maicon Baiano veio de Salvador para tocar forró em Campo Grande.

Até pouco tempo, Maicon Baiano também estava no grupo, mas resolveu sair e agora já forma uma banda nova, que pode ganhar o nome “Forró do Baiano”.

Nascido na região metropolitana de Salvador, Maicon veio para Campo Grande há cerca de 3 anos porque a esposa é campo-grandense. Chegou e já saiu cantando para ganhar dinheiro.

Ele compôs para o Forró Zen e depois de deixar o grupo, sem ressentimentos, começou do zero, mas já encontrou gente para tocar zabumba, triângulo, flauta e sanfona. “Já estamos fazendo shows e com apresentações agendadas”, comemora.

Mas de todos, os mais originais são os músicos do “Forró no Ar”, com um autêntico pernambucano na sanfona e cearenses na zabumba e voz.

Só no ritmo pé de serra, o trio é convidado todos os anos para as 3 edições da festa do Centro de Tradições Nordestinas de Campo Grande, que em fevereiro, julho e novembro fecha o Tênis Clube para o ritmo nordestino.

Apesar do reconhecimento pela comunidade, a banda ainda acha que o público é restrito, mas acredita que o número de fãs pode crescer. “Tocamos de tudo, o baião, o dois por dois, e vemos que muita gente dança. Mas temos música para muito mais, para reunir muito mais gente”, diz o vocalista Antônio Muniz dos Santos, que há 30 anos deixou o nordeste com a família para viver em Mato Grosso do Sul.

Sem muitas pretensões, ele garante que não faz propaganda do grupo e que a pouca fama vem “do boca a boca”.

Pela originalidade, o Forró no Ar foi a primeira banda contratada pelo Lado B para o “Casório do Ano”, festa que no dia 23 de junho vai comemorar a relação do Campo Grande News com a cidade em um arraial montado na rua do Laticínio.

A festa, na Tapiocaria Pernambucana, será aberta às 17 horas ao som do forró pé de serra.

Festa da Farinha em Anastácio no início de maio, lotada.Festa da Farinha em Anastácio no início de maio, lotada.



Fico feliz em saber que esse ritmo esta começando a "pegar" em CG sou nascida aqui mais de Familia Pernambucana...Conheci o Trabalho do Forró Zen na festa de anastacio deste ano, e os meninos estão de Parabéns pelo trabalho, Festas como aquela deveria acontecer mais vezes aqui no estado...
 
Letícia em 21/05/2012 04:17:16
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.