ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Diversão

Tradição há 20 anos, Festa do Divino traz folclore de Coxim para Capital

Zana Zaidan | 07/06/2014 11:51
Tradicional em Coxim, Festa do Divino acontece há 20 anos em Campo Grande (Foto: Divulgação)
Tradicional em Coxim, Festa do Divino acontece há 20 anos em Campo Grande (Foto: Divulgação)

A cultura de Coxim será trazida para Campo Grande, com muita música, comidas típicas, folclore e fé. Acontece neste domingo (8) a festa do Divino Espírito Santo, a mais tradicional manifestação religiosa da cidade ao Norte de Mato Grosso do Sul. A expecativa é reunir 2 mil pessoas.

Há 20 anos promovidos na Capital, os eventos religiosos e festivos serão realizados no Clube Recreativo Funlec/Cedesc, no bairro Chácara dos Poderes. A comemoração, enraizada na história coxinense há 122 anos, é organizada pelos chamados “festeiros”, escolhidos por sorteio a cada ano.

“Antes, aconteciam em casa, mas a comunidade cresceu, extrapolaram os muros, mas a essência religiosa e a tradição estão mantidas”, conta Wilsomar da Silva, o “Somai”, festeiro deste ano.

Conforme manda a tradição, a preparação começa antes da festa propriamente dita. Na segunda-feira, aconteceu a troca de bandeiras com os festeiros de 2013, além de orações. Os “Foliões da Bandeira”, conta Somai, é um grupo, normalmente composto por um violeiro, um sanfoneiro e um taroleiro, que passam a acompanhar o Alferes no “Giro da Bandeira”, e passam de casa em casa, comércios e repartições públicas, levando as Bênçãos do Divino e arrecadando prendas e donativos para os dias da Festa.

Em cada etapa, os Foliões entoam uma música com diferentes mensagens – a anunciação da chegada da Bandeira; o agradecimento pela acolhida e hospitalidade; pelas prendas recebidas e a despedida da Bandeira.

Programação - A partir das 8 horas, será servido o bolo quebrador, típico da culinária coxinense. Às 9, o padre Micael Carlos Andrejzwski, da arquidiocese de Coxim, celebra a missa do Divino Espírito Santo. Em seguida, um vídeo mostrará um histórico dos festejos.

A partir das 11 horas, começa o baile, com os grupos Rancho Grande e Pantaneiros, com o famoso churrasco do buraco e o prato empamonado. Também serão servidos doces de abóbora, mamão, caju, doce de leite. O almoço, com tudo incluso, exceto as bebidas, sai por R$ 20 por pessoa.

A festa é finalizada com a escolha da nova comissão de festeiros - Festeiro Mor, Capitão do Mastro e o Alferes da Bandeira – que tomam posse e, com a família, passa a conduzir os preparativos para a Festa do Divino de 2015.

O dia do Divino Espírito Santo cai no Domingo de Pentecostes, celebrado 50 dias após o Domingo de Páscoa.

O Clube Recreativo Funlec/Cedesc fica na rua Água Azul, 849, no Jardim Veraneio.

Nos siga no Google Notícias