ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Games

Em 2000 chegava o Playstation 2, o console mais vendido da história

Edson Godoy | 17/03/2016 12:20
Playstation 2 vendeu mais de 155 milhões de unidades.
Playstation 2 vendeu mais de 155 milhões de unidades.

No capítulo anterior de nosso especial História dos Videogames, falamos sobre o VMLabsNuon, um console que tentou imprimir um novo conceito de videogame no mercado, agregando sua tecnologia a aparelhos eletrônicos como os DVD’s, mas que falhou sumariamente. Hoje vamos para o exato oposto da falha, pois falaremos do console mais bem-sucedido da história: o Playstation 2.

A Sony iniciou sua caminhada de sucesso no mercado de consoles durante a quinta geração, com o primeiro Playstation, no ano de 1994. O sucesso foi estrondoso, fazendo com que a recém-chegada companhia desbancasse gigantes do ramo como SEGA e Nintendo e assumisse a liderança do mercado. Isso criou uma enorme responsabilidade para a empresa em fazer um sucessor à altura do primeiro Playstation. Não é à toa a máxima “mais difícil do que atingir o topo é se manter nele”.

Então no ano de 1998 chega ao mercado o primeiro console de sexta geração, o SEGA Dreamcast. O console impressionou bastante e teve ótima vendagem em seu início. Isso fez a Sony se mexer mais rapidamente para anunciar seu novo videogame no início de 1999, sendo que em setembro do mesmo ano o Playstation 2 foi mostrado pela primeira vez durante a Tokyo Game Show, com exibições do novo Gran Turismo (que viria a ser lançado anos depois como Gran Turismo 3 A-Spec) e Tekken Tag Tournament, game que já fazia enorme sucesso nos arcade.

Chega a data de lançamento: março de 2000 no Japão, outubro e novembro do mesmo ano nos Estados Unidos e na Europa. Nos Estados Unidos, enquanto a SEGA se gabava de ter vendido 97 milhões de dólares no primeiro dia de lançamento do Dreamcast, a Sony atingiu a incrível marca de 250 milhões de dólares no primeiro dia! Contaram em favor do console da Sony duas importantes características: era retrocompatível com toda a enorme biblioteca do console mais popular da quinta geração, o primeiro Playstation; e além de ser um videogame, funcionava também como um player de DVD, tecnologia que estava começando a se popularizar naquela época, mas cujos aparelhos ainda possuíam alto custo. O pulo do gato era que o Playstation 2, como um player de DVD, ficava na faixa dos mais baratos do mercado.

Após o lançamento esmagador do console, a SEGA começou a enfrentar dificuldades com o Dreamcast. O aparelho, que foi constantemente tendo seu preço reduzido para se manter competitivo, já estava custando caro aos cofres da empresa, que não tinha a contrapartida financeira com as vendas de jogos devido ao declínio do interesse no aparelho. Então em março de 2001, a SEGA anuncia sua saída do mercado de consoles e consequente fim do Dreamcast. Isso deixou o caminho livre para o Playstation 2 nadar de braçada no mercado da sexta geração durante alguns meses, até a chegada da Nintendo Gamecube e Microsoft Xbox.

Porém, mesmo com a chegada da concorrência, a Sony continuou dominando o mercado em todo o mundo. A cada momento a empresa tomava medidas para assegurar essa liderança, seja com a garantia de exclusividade em grandes lançamentos como Metal Gear Solid 2 e GTA III, que só apareceram na concorrência – Xbox – em 2002 e 2003 respectivamente, bem como com uma política agressiva de preços, reduzindo os valores cobrados por seu console na medida em que se fazia necessário para manter o número de vendas sempre em alta.

No final de 2004, a Sony lança a versão “slim” do console, bem menor, bem mais leve e mais barata, já com modem para jogar online. Falando em modem, a Sony demorou para engrenar um serviço online no Playstation 2. A SEGA popularizou isso com o Dreamcast, mas foi quando a Microsoft lançou a Xbox Live, com grande investimento em marketing, que a Sony decidiu se mexer e lançou no mercado a sua rede online e um adaptador de rede para seu console. Ao contrário da Microsoft, caberia a cada softhouse a responsabilidade de criar e manter os servidores do jogo. Uma das séries da Sony de maior sucesso online foi a de tiro em primeira pessoa SOCOM. Outros jogos como os da série Tom Clancy e os de esporte da Electronic Arts também fizeram bastante sucesso.

Em 2006 chegaria ao mercado o seu sucessor, o Playstation 3, porém a popularidade do Playstation 2 era tanta que mesmo já em meio à sétima geração o console ainda foi produzido e comercializado até o ano de 2013, sendo por isso um dos consoles mais longevos da história. Outra incrível marca do console: é o console mais vendido de todos os tempos, com mais de 150 milhões de unidades vendidas, marca que se mantém até hoje.

Mas e os jogos? O Playstation 2 tem jogo bom? Se tem! Além dos já mencionados jogos das séries GTA e Metal Gear Solid, foi nele que nasceu a franquia God of War, uma das mais cultuadas da Sony. Também foi nele que nasceu a franquia Ratchet & Clank, Devil May Cry, Jak and Daxter, Kingdom Hearts e tantas outras, além de continuações de franquias consagradas como Tekken, Gran Turismo e Final Fantasy, fora uma grande quantidade de “pérolas desconhecidas” que fazem parte de seu acervo. Falando em acervo, vale aqui a menção à outra marca histórica do aparelho: é o console com o maior número de jogos em mídia física lançados, com quase 4 mil jogos!

Sem dúvida um console memorável e que figura na lista de preferido de gamers de todas as idades, sendo extremamente popular até hoje e para muitos, ainda é o principal console da casa, principalmente pela grande quantidade de aparelhos que foram vendidos no Brasil, mesmo com o obstáculo de só ter sido vendido oficialmente por aqui a partir de 2009. E se você curte o console, não deixe de acompanhar nosso programa VGDB no Ar! (hyperlink: https://www.youtube.com/watch?v=UXG9ce3CoIg), que acontece hoje, ao vivo, às 20h30min horário local (Campo Grande/MS), onde falaremos sobre o Playstation 2 com dois convidados especialistas no aparelho, trazendo muita história e curiosidade desse fantástico console. Também logo abaixo, relembre alguns dos jogos memoráveis do console.

A coluna de games do Lado B tem o apoio da loja Press Start , localizada no Shopping Bosque dos Ipês, aqui em nossa capital. Não deixe também de visitar meu site, o Vídeo Game Data Base.

Nos siga no Google Notícias