ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Games

Apesar de melhora nas vendas do Xbox One, Playstation 4 segue dominando mercado

Edson Godoy | 02/07/2015 06:23
Apesar de melhora nas vendas do Xbox One, Playstation 4 segue dominando mercado

Algo que sempre desperta a curiosidade dos gamers é saber qual console de videogame está vendendo mais. É claro que a torcida é sempre para que seja o seu, né? Afinal, o sistema mais bem-sucedido com certeza será o que ganhará mais apoio das desenvolvedoras e consequentemente, os melhores jogos. Em julho do ano passado, fizemos um panorama de como estava a “guerra dos consoles”. Passado um ano, será que alguma coisa mudou?

Se no ano passado o Playstation 4 liderava o mercado de consoles de mesa com quase o dobro de consoles vendidos ante Xbox One (42% contra 24%), hoje essa proporção continua quase inalterada: o console da Sony é dono de mais de 50% do mercado mundial atualmente. Um número impressionante! A diferença mais notável está na parte de baixo da tabela: o Xbox One se estabeleceu como a segunda força, com 28% do mercado mundial. Apesar da diferença, a Microsoft mostra força, com números crescentes de vendas. Inclusive em abril o Xbox One vendeu mais que o Playstation 4 nos Estados Unidos. Detalhe importante: nenhum lançamento exclusivo ou promoção foi responsável por isso. Pode ter sido apenas uma coincidência ou de fato uma mudança de rumos.

A dor de cabeça da Microsoft ocorre principalmente nos dois maiores mercados fora dos Estados Unidos. O Presidente da Sony Europeia, Jim Ryan, declarou essa semana que o Playstation 4 possui no mínimo 70% do mercado cada país daquele continente e que em alguns casos essa porcentagem chega a incríveis 90%!! Já no Japão, a sina da Microsoft permanece a mesma: seus consoles simplesmente não conseguem aceitação por lá. Desde o primeiro Xbox, passando pelo 360 e agora no One, as vendas de seus consoles da Terra do Sol Nascente são pífias. Apenas a título de comparação: na semana de 16 de maio de 2015, enquanto o Playstation 4 vendeu 11290 unidades e o Wii U 6526, o Xbox One vendeu pífios 153. A empresa de Bill Gates precisa encontrar a fórmula para conquistar esse mercado o quanto antes.

(Foto: Reprodução http://www.vgchartz.com/)
(Foto: Reprodução http://www.vgchartz.com/)

Mas quem desceu ladeira abaixo mesmo foi o Wii U da Nintendo. Apesar de alguns bons momentos, como nos lançamentos de Mario Kart 8, do novo Super Smash Bros. U e o mais recente – Splatoon (que elevou as vendas do console no Japão para mais de 10 mil unidades na sua semana de lançamento), o console que é o mais antigo da nova geração (foi lançado no final de 2012) e que antes tinha 33% do mercado global, hoje amarga a lanterna com 21% do mercado. A própria Nintendo parece ter desistido do console, mostrando poucos jogos novos para ele na E3 (inclusive já está trabalhando em um novo console, de codinome NX. A Nintendo afirma que ele não será o sucessor nem do Wii U e nem do 3DS. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos). Aliás, se não fosse os jogos da Nintendo, o console estaria ainda pior. É graças a eles que ter um Wii U será sempre sinônimo de diversão.

Se nos consoles de mesa a vida não está nada fácil para a Nintendo, nos portáteis ela se esbalda no sucesso. O Nintendo 3DS e seus derivados (New 3DS e 2DS) possuem incríveis 83% do mercado, porcentagem essa que coincide com a obtida pelo console na comparação feita a um ano atrás. O mesmo se pode dizer do console da Sony, o PS Vita, que continua com 16% do mercado, sendo o Japão o seu território de maior sucesso (ainda assim, aquém do 3DS).

No Brasil a briga entre Sony e Microsoft continua aberta. Apesar de praticamente não ser vendido oficialmente por aqui, o Playstation 4 briga de igual para igual com o Xbox One, que possui ampla disponibilidade por aqui e um preço bastante atrativo. Vamos ver como ficará essa briga local quando chegar o Playstation 4 nacionalizado, em outubro deste ano.

Outro ponto interessante: no início do ano apareceram alguns especialistas dizendo que o Xbox One alcançaria o Playstation 4 em número de vendas ainda este ano. Será que ainda dá tempo? A reação até já foi iniciada, mas tudo indica que não chegará a ser tão profunda assim. Lembrando a todos os leitores que independente de seu console preferido estar à frente ou não nas vendas, o importante é jogar e se divertir, seja você um “caixista”, um “sonysta” ou um “nintendista”.

Abaixo você pode acompanhar um pouquinho de cada um dos consoles de mesa da atual geração. A coluna de games do Lado B tem o apoio da loja Retro Gamers. Visite também o meu site, o Vídeo Game Data Base.

Nos siga no Google Notícias