ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Games

Playstation VR? Nintendo NX? Novo Coleco? O que esperar para 2016

Edson Godoy | 05/01/2016 12:15
O Playstation VR e o Oculus Rift,
O Playstation VR e o Oculus Rift,

O ano de 2016 promete ser grande para os gamers. Muitas novidades serão lançadas e outras tantas serão anunciadas com maiores detalhes. Para facilitar a sua vida, vamos compilar aqui os principais acontecimentos esperados no mundo dos videogames para esse ano que se inicia.

A começar pelo Playstation VR, o óculos de realidade virtual da Sony para uso com o Playstation 4. Com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2016, a Sony já anunciou no ano passado que o preço do acessório será semelhante ao de um novo console. A título de comparação, o Playstation 4 foi lançado custando 399 dólares. A verdade é que tanto data de lançamento quanto preço serão anunciados em breve. Aliás, isso pode acontecer hoje mesmo, durante a conferência que a Sony realiza na CES – Consumer Electronics Show 2016.

Quanto ao aparelho, a expectativa é que ele traga de maneira sólida a realidade virtual para os videogames, algo que já foi tentado inúmeras vezes no passado, sem muito sucesso (já falamos sobre o assunto aqui anteriormente). A Sony fez uma demonstração (meio desastrada) do aparelho em dezembro durante a Playstation Experience, com o anúncio de diversos jogos para o sistema. Esperamos que esse acessório/sistema dê certo.

E o Holo Lens, sistema de realidade virtual da Microsoft? Tudo indica que em 2016 ele será lançado apenas para desenvolvedores, já que até a própria empresa anunciou em agosto passado que o Holo Lensé um projeto a longo prazo. Porém, disse que ele será lançado para uso com o Windows 10 (PC e Xbox One) e, portanto, deverá ser lançado nos próximos anos.

Ainda no campo da realidade virtual, temos o Oculus Rift. Feito para utilização em PC’s, o Rift é provavelmente o projeto mais adiantado e polido em termos de realidade virtual até aqui. Testamos ele na Brasil Game Show 2015 no estande da NVIDIA e ficamos impressionados com o resultado apresentado. Sem dúvida outro equipamento a se prestar atenção para 2016.

E o Nintendo NX, novo console da Big N? 2015 foi sem dúvida o ano dos rumores com relação ao aparelho. Já 2016 será o ano da revelação oficial. Isso porque o presidente da empresa, Tatsumi Kimishima, confirmou recentemente que o console será sim revelado ao público esse ano – muitos acreditam que isso deve acontecer durante a E3 2016, que ocorre entre 14 e 16 de junho. Ele foi além, confirmando que o console irá proporcionar aos jogadores um conceito inédito de jogabilidade. Considerando que estamos falando da Nintendo, mestre em inovação no mercado de consoles, o NX tem grandes chances de sacudir novamente o mercado, assim como fez o Wii em 2006.

Para os apaixonados pelos retrogames, ainda temos a volta da emblemática marca Coleco, que dará nome ao console Coleco Chameleon. Baseado no projeto do Retro VGS, o Chameleon trará jogos novos com visual retrô e também possibilitará o uso de jogos antigos de diversos sistemas. O console será apresentado em fevereiro, durante a Toy Fair New York 2016 e a expectativa é que seja lançado no mercado ainda no primeiro semestre.

Sem dúvida, 2016 promete bastante. Nos próximos dias falaremos dos jogos mais esperados de 2016 e também dos eventos gamers que irão rolar em Campo Grande e no Brasil neste novo ano. Falando em novo, a loja Press Start, parceira da coluna de games do Lado B, será inaugurada nas próximas semanas em Campo Grande, prometendo inovar no conceito de loja de games em nossa capital.

Já que falamos em Coleco, já viu nosso programa sobre o Colecovision, o clássico console lançado pela empresa em 1982? Confira ele logo aí abaixo. Não deixe também de visitar também o meu site, o Vídeo Game Data Base.

Nos siga no Google Notícias