A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016


  • Marketing Pessoal
  • Marketing Pessoal

    com Glauber Halt - Professor FGV /Coaching


16/04/2014 07:31

Perdi o emprego e agora?

(*) Glauber Halt Cabral

"Para perder o emprego, basta estar empregado". Nos dias atuais, esta frase realmente é verdade. Mesmo assim, o desemprego deve ser enfrentado. Com as dicas abaixo, poderemos conseguir outro emprego em pouco tempo.
Despedido - a palavra em si já causa arrepios em muitos. Principalmente no atual mercado de trabalho onde a competitividade torna um verdadeiro desafio arranjarmos um bom emprego.

Veja Mais
Qual o Significado do Trabalho em Minha vida?
Afinal, o que é proatividade?

No entanto, redução no quadro de funcionários é algo comum em todas as empresas. Durante o ano, queda na bolsa de valores, despesas extras, baixa nas vendas e outros fatores podem dar prejuízos na empresa. Para se recuperar, a empresa precisa fazer alguma coisa. E um dos meios é a redução do quadro de funcionários. Assim, para perdermos o emprego, basta estarmos empregados.

O que eu quero dizer é que perder o emprego pode acontecer com qualquer um de nós. Mas não significa que é o fim do mundo. Notem que estou falando daqueles que são despedidos sem justa causa. É claro que existem aqueles que perdem o emprego por justa causa (por vários motivos) o que torna a situação bem mais complicada.
Quando a empresa precisa fazer um corte no quadro de funcionários, geralmente ela tira aqueles que dão algum tipo de problema para o encarregado, funcionário que chega atrasado, que não rende no serviço, que dá algum tipo de problema. Saber disto pode nos ajudar a manter nosso emprego.

Mas, podemos ser demitidos, mesmo sendo bons funcionários. Às vezes, o setor que trabalhávamos será extinto ou não necessita de tantos funcionários. São muitos os motivos. Porém, caso você perca seu emprego sem justa causa, saiba dos seus direitos. Fundo de garantia, Auxílio Desemprego, férias entre outras coisas podem ajudar você se manter até achar outro emprego. Pode conseguir ajuda do sindicato, que geralmente tem pessoas especializadas, que conhecem os direitos dos funcionários.

Depois, é hora de correr atrás do prejuízo. Preparar currículos espalhá-los, se preparar para entrevistas. É bom não demorarmos em fazer isso, afinal, não é fácil acharmos um emprego. Aproveite o tempo para fazer alguns cursos rápidos que podem fazer o diferencial no seu currículo.

Se você é um bom funcionário, a empresa que você trabalhava pode preparar uma carta de recomendação, que pode ajudar em outro serviço. Por isso, é bom sempre trabalharmos bem.

Desta forma, não se preocupe se você for demitido. Se você é um bom funcionário e está preparado, você saberá exatamente o que o que tem que para conseguir outro emprego. Acione o seu network para facilitar a sua recolocação. O mercado de trabalho sempre oferece vagas para gente assim.

(*) Glauber Halt Cabral– Sócio da www.escoladevendedores.com.br

Qual o Significado do Trabalho em Minha vida?
Trabalhar é uma de nossas principais atividades, pois exige de nós um importante investimento de energia e tempo para sua realização. Seja motivado p...
Afinal, o que é proatividade?
Trata-se de um dos conceitos mais confundidos no mundo corporativo. Tornou-se um jargão, uma palavra utilizada a todo o momento e, na imensa maioria ...
O que é preciso para ser um bom Vendedor (a), um Vendedor de Sucesso?
Muita gente me pergunta: “o que é preciso para ser um bom vendedor, um vendedor de sucesso?” Nesses tantos anos em que trabalho com vendedores já ouv...
Como pedir um aumento de salário de maneira madura e eficiente
O novo ano está aí e sabemos que você deve estar com muitos planos e expectativas. Seguramente uma delas é ganhar mais dinheiro. Você tem algumas opç...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions