A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

26/03/2015 17:35

Biólogos de MS lançam hoje, livro com 22 espécies de anfíbios

Priscilla Peres
Pesquisadores querem ressaltar a importância dos animais para a vida humana. (Foto: Divulgação)Pesquisadores querem ressaltar a importância dos animais para a vida humana. (Foto: Divulgação)

Para ajudar a conhecer sobre as espécies de anfíbios de Mato Grosso do Sul e ressaltar a importância desses animais para a vida humana, biológos lançam hoje o “Guia Anfíbios do Mato Grosso do Sul”. Lá estão representados 22 das 99 espécies do Estado, por meio de fotos de alta qualidade.

Veja Mais
Temporais dão trégua de 4 dias, mas voltam na quarta-feira, prevê Inmet
Primeira maratona do país com foco em saneamento é realizada na Capital

O livro contempla curiosidades sobre morfologia, ecologia e distribuição geográfica dos anfíbios, com total simplicidade e linguagem de rápida compreensão. Um dos pontos que se destacam é a identificação de espécies encontradas em ambientes urbanos.

“Os sapinhos alimentam-se de insetos, sem eles nossa vida seria muito pior, pois usaríamos mais inseticidas, os ambientes ficariam mais contaminados, as lavouras teriam mais pragas, a produção agrícola reduziria e mais doenças seriam transmitidas”, esclarece José Sabino, doutor em Ecologia e professor da Anhanguera-Uniderp.

O livro é de autoria dos biólogos Fernando Ibanez Martins, José Luiz Sugai, José Sabino e Sabine Borges da Rocha dentro do Programa Biota-MS, com o apoio da Estância Mimosa Ecoturismo e da Natureza em Foco. Os guias serão enviados à Secretaria Estadual de Educação, que deve distribuí-los à rede de ensino.

Parte do material também será doada à comunidade de Bonito, principal município de ecoturismo do Mato Grosso do Sul. “Queremos conscientizar a população que a vida silvestre pode manter contato com o homem de forma harmoniosa”, explica a bióloga Sabine Borges, egressa do Curso de Ciências Biológicas da Anhanguera-Uniderp.

O lançamento do livro "Guia Anfíbios de Mato Grosso do Sul" acontece a partir das 20h de hoje na universidade Anhanguera-Uniderp Matriz, localizada na avenida Ceará, 333. A entrada é franca.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions