A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

07/06/2012 13:12

Cachorro-vinagre será enviado para Curitiba para reprodução

Nicholas Vasconcelos

Criadouro Onça-Pintada é referência nacional no trabalho para salvar espécie em risco de extinção.

Cachorro deve seguir para Curitiba dentro de 30 dias(Foto:Minamar Júnior)Cachorro deve seguir para Curitiba dentro de 30 dias(Foto:Minamar Júnior)

O cachorro-vinagre que está no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de Campo Grande será enviado para Curitiba para se reproduzir no Criadouro Onça Pintada. Segundo o coordenador do Cras, Elson Borges, no criadouro há fêmeas que poderão se reproduzir com o bicho que está em Campo Grande, para que seus filhotes possam ser soltos em Mato Grosso do Sul.

De acordo com Elson, o cachorro-vinagre já foi considerado extinto em algumas regiões do país, mas um projeto de reprodução da espécie na Alemanha possibilitou que alguns filhotes pudessem ser soltos no Brasil.

O pedido para que o animal que está em Campo Grande fosse levado para o Paraná foi feito pelo Cenap (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros), já que o Criadouro Onça-Pintada é referência nacional no trabalho de reprodução de carnívoros. “Essa é uma espécie muito rara, que vai para Curitiba para que possa ter filhotes e esses filhotes serão soltos aqui na nossa região. Esse é um trabalho para que a espécie seja salva”, esclareceu Elson.

O transporte do animal deve ser feito dentro de 30 dias, tão logo seja emitida uma licença do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) que vai permitir o trajeto.

Esta é a primeira vez em 24 anos que o Cras da Capital recebe um exemplar do cachorro-vinagre, espécie que ocorre especialmente no cerrado. O animal foi entregue há dois meses em uma fazenda em Corumbá, por um caminhoneiro que o confundiu com um cachorro doméstico. Quando os donos perceberam que era um animal silvestre, o levaram até o Centro de Reabilitação.

O cachorro-vinagre pode ter entre 40 e 50 centímetros de altura, com 60 centímetros de comprimento. O nome vem da cor e do cheiro característicos de vinagre.




A pergunta e preocupação que ficam é: Será q/esses filhotes terão condições de habitat ao serem soltos em MS? Pelo q/percebemos há uma quantidade significativa de animais silvestres com ambiente invadido pela população. Tanto q/a cidade está repleta de araras, tucanos na procura de alimentos na cidade.......
 
Romildo Fagundes em 08/06/2012 08:45:10
Nunca ouvi falar nesse animal, seja na televisão, livros ou periódicos. Deve ser bem raro mesmo!
 
Gustavo Ribeiro em 07/06/2012 02:10:25
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions