ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Campanha alerta para riscos de queimadas próximo a instalações elétricas

Mariana Rodrigues | 04/08/2015 18:00
As queimadas são um risco tanto para a saúde das pessoas quanto para o meio ambiente. (Foto: Fernando Antunes/ Arquivo)
As queimadas são um risco tanto para a saúde das pessoas quanto para o meio ambiente. (Foto: Fernando Antunes/ Arquivo)

Com o tema, “Quem risca um fósforo, coloca tudo em risco”, a Campanha anual contra queimadas promovida pela Eletrosul, alerta a população sobre os riscos de queimadas próximo a linhas de transmissão e subestação e quanto a prática indiscriminada pode ter consequências devastadoras.

O trabalho de conscientização consiste em visitas domiciliares e distribuição de material educativo. Em Mato Grosso do Sul, a campanha que teve início em julho e segue até novembro, é realizada junto a comunidades do entorno de empreendimentos da Eletrosul.

Ao todo, serão entregues 5 mil kits informativos, contendo sacola ecológica, caneca, boné, calendário, folders e cartilhas sobre meio ambiente, voltadas ao público infanto-juvenil.

Segundo o gerente da Divisão de Engenharia e Manutenção de Linhas de Transmissão da Eletrosul, Erni Nicodem, as queimadas são um risco tanto para a saúde das pessoas quanto para o meio ambiente, e se forem ocasionadas próximo a linha de transmissão e subestaçãoes, podem levar a sérios problemas.

“As queimadas podem deixar cidades inteiras às escuras, pois são uma das causas de interrupção não programada no fornecimento de energia”, afirmou.

Crime - Realizar queimadas próximas a instalações do setor elétrico constitui crime federal previsto no Decreto 2.661, de julho de 1998, que proíbe atear fogo em uma faixa de 15 metros dos limites de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações.

O calor gerado pelas queimadas, além de provocar curto-circuito, resultando em desligamentos, pode danificar as estruturas metálicas e os cabos condutores, causando interrupções no fornecimento de energia e elevado custo de recomposição.

A população pode entrar em contato e tirar dúvidas sobre prevenção contra queimadas por meio do telefone 0800 48 8048 ou pelo site da Eletrosul.

Nos siga no Google Notícias