ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Cooperativa inicia trabalhos para desativação do lixão

Gabriel Neris | 12/09/2012 15:12
Secretário Marcos Cristaldo e o prefeito Nelson Trad Filho visitaram catadores ontem (Foto: Divulgação)
Secretário Marcos Cristaldo e o prefeito Nelson Trad Filho visitaram catadores ontem (Foto: Divulgação)

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), e o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, foram nesta terça-feira (11) conferir de perto o início dos trabalhados da Cooperativa de Coleta Seletiva que está em local provisório próximo da Cidade dos Ônibus, na BR-163.

Este é o primeiro passo para a desativação total do lixão e implantação do aterro sanitário e da UPL (Usina de Processamento de Lixo).

Quase 50 pessoas estão trabalhando catando os materiais recicláveis e separando por segmento. De acordo com a prefeitura de Campo Grande, o local já acumula cerca de 30 toneladas de garrafas pet, embalagens de leite, vidros, lâmpadas, entre outros.

“O pessoal veio do lixão e aqui tem qualidade de vida para as famílias com os projetos sociais, saúde e assistência”, comentou Eclair da Silva, técnica da Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis dos Aterros de Mato Grosso do Sul.

Ela também revelou que nesta semana ficará pronto o documento oficializando a cooperativa, que vai ratear em partes iguais, quinzenalmente, toda a produção que obtiveram.

Todo o material reciclável é oriundo dos LEV (Locais de Entrega Voluntária) e da coleta seletiva nas residências. De acordo com Daniel Arguello, presidente da Associação, a expectativa é de receber cinco toneladas de lixo reciclável por dia. O lixo passa por triagem, é prensado e passado para as indústrias.

Nos siga no Google Notícias