A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

26/01/2011 11:30

Fazendeiro é multado em R$ 7,5 mil por erosão em córrego

Ricardo Campos Jr.

Assoreamento chegou a mudar o curso d'água

O produtor rural Valter Gimenez, 56 anos, não atendeu à notificação feita pela PMA (Polícia Militar Ambiental) há cerca de 1 mês e acabou multado em R$ 7,5 mil por causa de uma erosão que chegou a mudar o curso de um córrego Guassu, que passa pela propriedade dele localizada na cidade de Bataguassu, distante 335 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com informações da PMA, a área de mata ciliar degradada tinha aproximadamente 1,2 hectares e se trata de uma APP (Área de Proteção Permanente).

Foi constatado pelos policiais, ao retornarem à propriedade, que nada foi feito a respeito para solucionar o problema. Valter vai responder ainda por crime ambiental e caso seja condenado poderá pegar de 1 a 3 anos de prisão.




Infelizmente, por falta de informação, a legislação ambiental não é nem um pouco respeitada no Brasil.

Consequências como perdas de enormes volumes de solo, com concomitante perda de sua fertilidade; deformação da paisagem e formação de processos erosivos graves como ravinas ou ainda voçorocas são bastante vistas em todo o nosso estado e em nossos cursos d'água. O piro que grande parte desses problemas poderia se evitado com uma boa cobertura vegetal nos campos em pousio, pastagens sem uso e nas encostas.
Quer uma visão de como TODAS as propriedades apresentam esse tipo de problemas? Pegue seu carro e dê uma volta pelas nossas estradas. As cicatrizes no terreno são notáveis até para leigos.
Ainda por cima vem o Aldo Rebelo (PC do B) querendo alterar a nossa política florestal para uma legislação folgada à ponto de soar como desrespeito à nossa inteligência, que, dentre outras extravagâncias, dará anistia à todos os proprietários de terra que degradam os recursos naturais acima de sua capacidade de recuperação.
"No Brasil, a burrice tem um passado glorioso e um futuro promissor."
 
Adriano Ferraro em 26/01/2011 02:34:09
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions