A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

26/08/2014 14:17

Empresários fazem vídeo de macaco nadando no rio Paraguai-Mirim

Caroline Maldonado
Ver macaco distante do seu grupo é algo incomum (Foto: Reprodução/Vídeo)Ver macaco distante do seu grupo é algo incomum (Foto: Reprodução/Vídeo)

Dois empresários registraram em vídeo o momento em que um macaco “bugio” cruzava o rio Paraguai-Mirim a nado, no domingo (24), em Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande. O primata, também conhecido como gariba, macaco gritador ou roncador é, geralmente, visto em companhia de outros, por isso o fato causou estranheza aos campo-grandenses José Carlos Zanella Júnior e Rubens Machado, que gravaram o vídeo cedido ao jornal Diário Corumbaense.

Veja Mais
No primeiro mês de piracema, PMA registra aumento de 100% nas apreensões
Segunda-feira de tempo claro e com possibilidades de chuvas à tarde, em MS

Segundo o pesquisador da Embrapa Pantanal, Ubiratan Piovezan, o macaco que aparece no vídeo é um macho, pois as fêmeas da espécie Alouatta tem coloração clara. O animal é conhecido como roncador porque os machos vocalizam ao entardecer e ao amanhecer para informar a localização do grupo, conforme explicou o pesquisador ao jornal.

“A espécie é gregária [que vive em grupo] e acharmos um animal solitário, distante do seu grupo já é algo bastante incomum. É possível que este animal estivesse ilhado em copas de árvores próximas a margem do rio durante a enchente e, por algum motivo, foi forçado a procurar um novo ‘puleiro’. Várias razões podem justificar esta busca, incluindo predadores e pessoas”, explicou.

O pesquisador esclareceu ainda que apesar de terem a fama de não saber nadar, a maioria dos animais é capaz de nadar se cai na água. “Algumas espécies evitam este ambiente, assim como os 'bugios' evitam andar pelo campo quando precisam beber água em baías ou beber água em áreas onde não há mata de galeria”, disse o pesquisador.

Veja abaixo o vídeo feito pelos empresários:




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions