A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

08/08/2016 12:27

Incêndio há duas semanas consome 10 mil hectares da Serra do Amolar

Elci Holsback
(Foto: Instituto Homem Pantaneiro) (Foto: Instituto Homem Pantaneiro)

Cerca de 10 mil hectares de vegetação já foram consumidos por um incêndio que atinge há 15 dias a Serra do Amolar, no Pantanal sul-mato-grossense. O município mais próximo é Corumbá, que fica a 419 km de Campo Grande. 

Veja Mais
Fogo em terreno baldio ameaça casas e assusta moradores
Casa que servia de depósito pega fogo e dono estima prejuízo de R$ 20 mil

O tempo seco e a vegetação queimada, devido o forte frio que passou pela região são apontados como os principais fatores para o início do fogo, através de combustão espontânea, mas a ação humana não é descartada pelo Instituto Homem Pantaneiro, gestor da área.

Segundo o presidente da ONG (Organização não Governamental), Ângelo Rabelo a principal preocupação é que o fogo desça a serra e atinja a Reserva do Patrimônio Natural, considerada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) um patrimônio mundial. "No local atingido pelo fogo, no momento, há poucos animais silvestres, mas caso o fogo se expanda, poderá gerar grandes danos, devido a rica biodiversidade da região entorno", destaca Rabelo.

No momento 12 homens coordenados por um militar do Corpo de Bombeiros atuam no combate ao fogo, mas a esperança para que as chamas sejam contidas é uma mudança climática. "Estamos aguardando pela chuva, o tempo está nublado na região e esperamos que o clima colabore para acabarmos com esse incêndio", revela o presidente da ONG.

Contudo, mesmo com previsão de chuvas para vários municípios do Estado entre hoje e amanhã, na região onde ocorre o incêndio não deve chover, de acordo com o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrão.

Ibama, Corpo de Bombeiros, Exército e Marinha colaboram na ação de contenção do fogo na região. 




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions