ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Município de MS pode ganhar Museu do Cerrado devido à biodiversidade

Alan Diógenes | 22/06/2014 21:26
Pesquisa revela que é grande a biodiversidade existente no município (Foto: Acácio Gomes/Nova News)
Pesquisa revela que é grande a biodiversidade existente no município (Foto: Acácio Gomes/Nova News)

Nova Andradina poderá, nos próximos anos, contar com um Museu do Cerrado. Este é o objetivo de algumas lideranças que pretendem criar um órgão que potencialize as ações de preservação do meio-ambiente na região.

O professor do campus local do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Igor Vitorino, em entrevista ao site Nova News, disse que a ação não visa apenas a criação apenas de um local físico com intuito de visitação, mas também de uma entidade que, de forma contínua, atua na defesa dos recursos naturais.

Nas palavras do professor, a Educação Ambiental, não apenas no município, mas nas cidades da região, é muito carente. “Tudo o que vemos é a realização de ações esporádicas em algumas épocas do ano, mas por outro lado, entendemos que os fatores que degradam a natureza atuam de forma ininterrupta. Não adianta plantarmos algumas árvores uma vez no ano e achar que nossa parte já está feita. Precisamos abraçar esta causa de forma diária”, afirma o educador ao site Nova News.

A princípio, foi formado um movimento denominado SOS Cerrado, com a ideia de reunir lideranças e membros da comunidade que abracem a causa. Nas palavras dos idealizadores, o projeto é formar o museu na mata existente ao redor do campus do IFMS para que a própria instituição, que conta com recursos físicos e estruturais para efetuar estudos e pesquisas, possa atuar no projeto.

O trabalho é um projeto que deverá ser realizado a longo prazo, mas desde já, é de suma importância a adesão da população. Além do museu, a ação visa estudos sobre a questão socioambiental no Vale do Ivinhema. Neste primeiro momento, ofícios foram encaminhados para diversas lideranças políticas e comunitárias, como forma de agregar todo apoio à iniciativa.

Nos siga no Google Notícias