ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Polícia e Marinha apreendem 85 quilos de pescado durante operação

Mariana Rodrigues | 25/02/2016 12:51
Em dez dias de operação, a PMA e a Marinha, apreenderam o pescado com um homem de 28 anos, (Foto: Divulgação)
Em dez dias de operação, a PMA e a Marinha, apreenderam o pescado com um homem de 28 anos, (Foto: Divulgação)

Durante dez dias, a PMA (Polícia Militar Ambiental) e a Marinha do Brasil realizaram uma operação para prevenir crimes ambientais no Pantanal. Durante a fiscalização iniciada em 15 de fevereiro e encerrada hoje (25), um pescador de 28 anos, foi preso por ter capturado 85 kg de pescado em período de piracema no rio Paraguai.

O autor mora em ladário, distante 419 quilômetros de Campo Grande, e foi preso na região do Acuzial. Os policiais apreenderam um barco, um motor de popa e o pescado. Ele também foi autuado administrativamente e multado em R$ 2,4 mil e responderá por crime ambiental de pesca predatória. A pena é de um a três anos de detenção.

A Marinha realizou fiscalizações referentes à navegação que ocorreu na baía do Tamendo, baía Gaiva, Corixos: Tarumã, Moquém, do Felipe, do Benega e toda a região do Acurizal e Amolar e foram abordadas diversas embarcações brasileiras e paraguaias, bem como pequenas embarcações de turistas que praticavam a pesca na modalidade pesque-solte, que está liberada no leito do rio Paraguai.

A 180 km de Corumbá, a Marinha e a PMA encontraram 10 pessoas que residiam em uma fazenda, elas estavam há seis meses sem energia, em razão de problemas em um motor. Entre essas pessoas estava uma mulher que usava remédios que precisavam de refrigeração.

Para isso ela usava um trator para ir até uma fazenda vizinha a cerca de 8 km, nos horários de tomar o medicamento. Mecânicos da Marinha e Policiais Militares Ambientais trabalharam durante um dia e consertaram o moto-gerador e a fazenda voltou a ser atendida com energia.

Operações preventivas dessa natureza serão realizadas entre a Polícia Militar Ambiental e a Marinha do Brasil. Em locais distantes como os fiscalizados, onde só se chegam via fluvial tem sido pontos utilizados por pescadores para a prática de pesca predatória.

A operação contou com 30 homens da Marinha, entre eles um Coronel médico e cinco policiais Militares Ambientais de Campo Grande e Corumbá. Foi utilizada a embarcação de grande porte, o navio Potengi, lanchas Marajó e pequenas embarcações.

Durante a operação Carnaval, a PMA aprendeu meia tonelada de pescado, sendo 340 kg com um pescador que estava acampado a 220 km da cidade de Corumbá.

Nos siga no Google Notícias