ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Quatro equipes combatem fogo em três pontos em Corumbá

Nicholas Vasconcelos | 08/08/2012 18:10
Incêndios florestais no Pantanal colocam Corumbá como a capital de queimadas no País. (Foto: Sandra Santos/Embrapa Pantanal)
Incêndios florestais no Pantanal colocam Corumbá como a capital de queimadas no País. (Foto: Sandra Santos/Embrapa Pantanal)

Quatro equipes do Corpo de Bombeiros e do Prevfogo do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recurso Naturais Renováveis) se dividem para combater os focos de incêndio em Corumbá, distante 419 quilômetros de Campo Grande. O município é campeão de focos de queimadas no País.

As equipes contam com 32 pessoas e revezam no combate e prevenção aos incêndios na região do Itajiloma, estrada da Codrasa e também na área urbana.

Segundo o tenente Fábio Pereira, oficial de operações dos Bombeiros, o plano de combate ao fogo é traçado diariamente conforme são eliminados os focos. Os bombeiros e brigadistas utilizam abafadores, bombas costais, bombas de captação de água do rio Paraguai para combater as chamas.

“A maior dificuldade que enfrentamos é o vento, que está forte e muda a todo instante, e que pode acabar cercando e ameaçando o pessoal”, afirmou. As equipes também se deparam com animais peçonhentos, como nesta terça-feira (7) quando uma cascavel e uma jararaca foram vistas perto da embarcação que capta a água.

De acordo com os Bombeiros, a área queimada é muito grande, mas só será possível apontar o tamanho após sobrevoo. O ponto que concentra maior quantidade de focos é o Itajiloma, a cerca de 10 quilômetros da área urbana.

Corumbá é o município com maior número de focos de queimada no país, com 117 pontos nas últimas 48 horas, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, Amarildo Cruz, se reuniu com a direção nacional do órgão e com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para pedir reforço de equipes e também o envio de um helicóptero. A expectativa, é de que o reforço seja autorizado nesta quinta-feira (9).

“A grande dificuldade deste ano é que não houve cheia do Pantanal e o tempo está muito seco”, afirmou.

Nesta quinta-feira (8), o Governo do Estado publicou decreto proibindo a queima controlada na área do Pantanal a partir de sexta-feira (10) até o dia 30 de outubro. Nas demais áreas, a proibição termina no dia 30 de setembro.

Nos siga no Google Notícias