ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Simpósio na OAB debate nesta sexta novo Código Florestal

Fabiano Arruda | 07/12/2012 11:07

O novo Código Florestal é tema de simpósio nesta sexta-feira na OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil). A programação vai até 18 horas.

Entre as palestras, o senador Waldemir Moka (PMDB) fala, às 14h30, sobre os “Aspectos políticos do debate do novo Código Florestal no Congresso Nacional”.

O parlamentar integrou comissões especiais que discutiram a aprovaram a nova lei no Senado e na Câmara.

Segundo informações da OAB, à tarde, o assessor jurídico da Famasul Carlo Coldibelli, o promotor de Justiça Alexandre Raslan, a engenheira florestal Débora Prado e Sebastião da Rocha Vieira, da Associação Sul-Mato-Grossense de Engenheiros Florestais, também vão proferir palestras.

Ainda conforme informações da entidade, o objetivo do simpósio, organizado pela Comissão de Meio Ambiente da Ordem, é apresentar as modificações à nova lei e integrar diferentes segmentos da sociedade no debate.

Lei - A nova legislação ambiental brasileira foi sancionada no mês de outubro pela presidente Dilma Rousseff (PT). A legislação ganhou nove vetos em relação ao texto aprovado pelo Congresso Nacional em setembro. Até chegar ao último formato, a lei rendeu muita polêmica na Câmara Federal, Senado, ambientalistas e fazendeiros.

O governo devolveu ao texto a regra da “escadinha”, que prevê obrigações de recuperação maiores para grandes proprietários rurais. Por exemplo, até um módulo fiscal, a APP (Área de Preservação Permanente) deve ter cinco metros. De um a dois módulos fiscais, a recomposição será de oito metros. No caso da propriedade de dois a quatro módulos, a área preservada no entorno do curso d’água será de 15 metros. Até então, a APP para todas as propriedades era de 15 metros.

Em Mato Grosso do Sul, das 64 mil propriedades, 40 mil vão de quatro a sete módulos, o que equivale a pequenos e médios imóveis rurais.

Nos siga no Google Notícias