A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

05/01/2011 08:18

Tamanduá assusta e causa transtornos a moradores do Monte Castelo

Aline Queiroz e Ana Maria Assis

Desde as 2h o animal apareceu no bairro e não foi capturado

Animal está abrigado em terreno de casa abandonada. Foto: Simão NogueiraAnimal está abrigado em terreno de casa abandonada. Foto: Simão Nogueira

Moradores do Bairro Monte Castelo foram surpreendidos por uma visita, no mínimo, diferente esta madrugada. Um tamanduá-bandeira apareceu no meio da rua e causa transtornos aos moradores.

O problema é que desde o início da madrugada uma família “cuida” do animal e as autoridades não foram capturá-lo.

O casal de namorados Tati Ovando, 18 anos, e Wellington Bezerra da Silva, 22 anos, voltava de um posto de saúde de moto, às 2 horas de hoje, quando viu algo “estranho”.

Tati conta que chegou a brincar que seria um lobisomem. Quando chegou perto o susto não foi menor porque o tamanduá é enorme, segundo a moradora.

Os dois ligaram para o Corpo de Bombeiros, que disse ser atribuição da PMA (Polícia Militar Ambiental) a captura. Já a resposta que eles obtiveram na PMA era de que a unidade policial não possuía o equipamento necessário para deter o animal.

Eles mobilizaram toda a família para ajudar na “operação”. A família conseguiu apenas fazer com que o animal entrasse em uma casa abandonada.

O local onde o tamanduá está abrigado é um imóvel com matagal alto e bastante sujo. No entanto, os moradores explicam que fizeram o possível.

“A gente não deu paz para ninguém esta madrugada. Ligamos para a Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e ninguém ajudou. Nós mesmos que tivemos que dar um jeito. E agora, vamos ter que criar?”, reclama Tati.

Ela afirma que a grande preocupação é com o filho de 1 ano e 7 meses. O bebê ficou no colo da jovem durante toda a entrevista.

De acordo com Wellington, a PMA informou que não tinha equipamento para capturar o animal porque era perigoso.

“Ficamos quase a noite toda para pegar bicho. Esperávamos uma atitude. Ele nem avançou”, completa Wellington.

Outro caso - No dia 14 de novembro um tamanduá-bandeira apareceu no Bairro Cidade Jardim. Na ocasião, os moradores também reclamaram da demora para a captura.

Com medo de acidentes, os moradores adotaram a mesma medida: trancar o bicho em um terreno.

Mais um tamanduá é capturado em área urbana da Capital
Mais um tamanduá foi encontrado na área urbana de Campo Grande. Na noite de ontem, moradores do Bairro Santo Amaro, foram surpreendidos por um tamand...
Tamanduá é capturado e encaminhado ao Cras
A PMA (Polícia Militar Ambiental) capturou o tamanduá, que estava perambulando no bairro Cidade Jardim, por volta das 10h30 e levou o animal até o CR...
Tamanduá aparece no meio da rua do Cidade Jardim
A rotina de moradores do Bairro Cidade Jardim, em Campo Grande, foi diferente esta manhã. Um tamanduá-bandeira apareceu na Rua Ibiscos e virou atraçã...



PM não tem equipamento mínimo nem pra fazer o mínimo? Onde está a novidade? O sucateamento da infra-estrutura da polícia e do estado como um todo não é novidade alguma. É o MS rumo ao desenvolvimento do caos...
 
Daniel Francelino em 06/01/2011 08:58:19
Realmente se faz necessário uma PMA melhor equipada e melhor treinada para lhe dar com os animais que cada vez mas frequentemente estão vindo para os grandes centros em busca de alimentos. As pessoas apesar da boa fé em cuidar do animal, corre o risco de enfrentar problemas com ataques e até mesmo com multas ambientais por manter animais silvestres em cativeiro não autorizados pelo IBAMA. Importante que as autoridades tenham uma frente de resgate a animais encontrados nas cidades devidamente equipados para evitar casos como a fuga da onça no Parque dos Poderes que está virando uma novela de inresponsabilidades.
 
Carlos Augusto em 05/01/2011 09:46:27
TÁ CERTO QUE NINGUÉM CORREU RISCO DE SER MORDIDO, JÁ QUE O TAMANDUÁ BANDEIRA (Myrmecophaga tridactyla) É UM XENARTO E NÃO ABRE SUA BOCA DESPROVIDA DE DENTES. APENAS UMA LÍNGUA COMPRIDA E CILÍNDRICA RECOBERTA POR UMA SALIVA VISCOSA, CAPAZ DE ADERIR FORMIGAS E CUPINS. MAS SUA FORTES GARRAS PRÓPRIAS PARA ABRIR FORMIGUEIROS, PODEM MACHUCAR, POIS ACUADO ELE SE ERGUE SOBRE AS PATAS TRASEIRAS E ABRE OS "BRAÇOS" PODENDO CAUSAR O FAMOSO "ABRAÇO DE TAMANDUÁ" CAUSANDO FERIMENTOS GRAVES NAS COSTAS DE SEU OPONENTE.

MAS DIZER QUE A PMA NÃO DISPUNHA DE UMA REDE PARA CAPTURA DO ANIMAL É FORÇAR A AMIZADE.
NEM AS REDES APREENDIDAS AOS PESCADORES? ME POUPEM!

JÁ TEM A HISTÓRIA DA ONCINHA FILHOTÃO QUE FUGIU DUAS VEZES DO CRAS E QUANDO "VOLTOU" DEPOIS DA PRIMEIRA FUGA ESTAVA MAIS GORDINHA QUE QUANDO SAIU.

QUE UMA ANTA ABRIU SEM QUERER A JAULA (A ONÇA É PREDADOR NATURAL DA ANTA - NUNCA UMA ANTA CHEGARIA PERTO DA JAULA DE UMA ONÇA).

QUE NA SEGUNDA VEZ A ONÇA ROEU AS TELAS (!!!!)
NOS POUPEM DE TANTOS ABSURDOS!
ACORDEM OS MILITARES DA PMA QUE ESTÃO DE SERVIÇO!!!!

EU JÁ LIVREI UM TATU DE SER ATROPELADO NA RUA E SOLTEI DENTRO DA RESERVA DO PARQUE E UMA OUTRA VEZ UM BACURAU CAIU NO MEU QUINTAL E A PMA SÓ VEIO BUSCAR 18 HORAS DEPOIS. TIVE QUE PEGAR O BICHO USANDO LUVAS DE COURO E PRENDÊ-LO EM UMA CAIXA ATÉ QUE ELES RESOLVESSEM VIR E SÓ DEPOIS DE MUITAS LIGAÇÕES.

DEVERIAM MUDAR PARA POLÍCIA MILITAR DA PESCA. PORQUE É SÓ O QUE FAZEM.
 
Luiz Antonio - Tonhão em 05/01/2011 09:41:42
Entao a cidade de Campo Grande nao esta preparada para lidar com esse tipo de situacao. Como se o tamandua fosse um ser de outro mundo, ou sera esse o primeiro caso em toda a historia da cidade? Que lastima!
 
nelson abrao em 05/01/2011 08:51:09
Sr.GOVERNADOR para que serve então a PMA, só para fiscalizar na época da piracema e tomar os peixes e dividirem entre eles?????? Acabe então com o pelotão da PMA e crie outro órgão que cuide realmente da captura e posteriormente a soltura desses animais. Ou será que não foram atender porque era de madrugada e atrapalharia o sono deles.
 
Douglas Ruiz em 05/01/2011 08:32:08
PRA POLICIA MILITAR AMBIENTAL???? NÃO SABEM CAPTURAR UM ANIMAL? NÃO TEM EQUIPAMENTOS? E NINGUÉM QUER IR ATENDER NO LOCAL NUM ESTADO QUE É PURA NATUREZA?? GOVERNDADOR COLOCA ESSE PESSOAL PRA TRABALHAR NA RUA E MONTA UMA GUARDA ESPECIAL FLORESTAL COMO TEM NO ESTADOS UNIDOS ESSA POLICIA AMBIENTAL MILITAR É FALHA E EU NUNCA VI TANTO DESPREPARO NESSES HOMENS!!!!! PRA QUE SERVE?? RESPONDAM POVÃO!!!! DEMORA PRA ATENDER E NINGUÉM APARECE? GENTE VAMOS RECLAMAR CADE O COMANDANTE DESSA UNIDADE ?? CADE ?
O COMANDANTE TEM QUE ARRUMAR PESSOAL E EQUIPAMENTOS NÃO É FICAR NUMA SALA COM AR E RECEBENDO SEM FAZER NADA PELA POPULAÇÃO!!! INDIGNEI!!!! ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO COM A FAUNA DO NOSSO ESTADO E ESSES POLICIAIS FICAM FAZENDO O QUE SE NÃO TEM EQUIPAMENTOS?? GOVERNADOR TOMA ATITUDE!!!! JÁAAAAAAAAAAA
 
Fernanda Muniz em 05/01/2011 08:27:22
Que vergonha ! Já não bastasse o caso da onça ! Um estado com fauna tão rica e tão despreparado. Que vergonha, que incompetência do governo estadual !
 
Fernando em 05/01/2011 02:23:12
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions