ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Política

“Em breve teremos pelo menos maioria simples” na Câmara, afirma Bernal

Josemil Arruda e Kleber Clajus | 20/01/2014 14:29
Bernal diz que em breve terá mais vereadores na base, inclusive do PMDB (Foto: Cleber Gellio)
Bernal diz que em breve terá mais vereadores na base, inclusive do PMDB (Foto: Cleber Gellio)

O prefeito Alcides Bernal (PP) afirmou hoje que continua trabalhando junto com seus articuladores políticos na ampliação de sua base de apoio na Câmara de Campo Grande. “Acredito que em breve teremos pelo menos uma maioria simples”, declarou o chefe do Executivo municipal.

Maioria na Câmara da Capital, que é constituída de 29 vereadores, significa o apoio de 15 membros da Casa. Com uma bancada governista desse tamanho, Bernal conseguiria a aprovação da maioria do projetos de interesse do Executivo, exceto os que exigem maioria qualificada, como emenda à Lei Orgânica do Município (LOM), que existe dois terços dos vereadores (20).

Quanto ao julgamento pela cassação do prefeito na Câmara, que está suspenso por decisão liminar do vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, como também exige dois terços dos vereadores (20 votos) para aprovação, os articulares políticos de Bernal acreditam que já não há quórum suficiente. Estimam que hoje Bernal tem apoio de 11 vereadores.

Segundo o secretário municipal de Governo, Pedro Chaves, integram a base de apoio a Bernal os vereadores Carlos Augusto, o Carlão (PSB), Alceu Bueno (PSL), Paulo Pedra (PDT), Edson Shimabukuro (PTB), Airton Araújo (PT), Derly dos Santos, o Cazuza (PR), Marcos Alex (PT), Gilmar da Cruz (PRB), Zeca do PT, Luiza Ribeiro (PPS) e Jamal Salém (PR).

Apoio do PMDB – Antes reticente a acordos com o PMDB, partido com o qual disputou o segundo turno da eleição de 2012, hoje o prefeito Alcides Bernal é favorável ao apoio de peemedebistas à sua administração.

“Nós temos conversado com vários vereadores. Espero que tenhamos esses nomes em breve, inclusive membros do próprio PMDB”, afirmou Bernal nesta segunda-feira.

Nos siga no Google Notícias