ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Assembleia fará levantamento antes de chamar aprovados em concurso

Certame foi homologado hoje pela casa de leis; convocação começa no fim de junho

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 30/05/2017 11:21
Deputados, integrante da Fundação Carlos Chagas e promotor Fábio Goldfinger. (Foto: Leonardo Rocha).
Deputados, integrante da Fundação Carlos Chagas e promotor Fábio Goldfinger. (Foto: Leonardo Rocha).

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul homologou o Concurso Público da casa de leis, nesta terça-feira (30), e agora fará levantamento nas secretarias e diretorias para saber quais profissionais precisam ser chamados neste momento. A previsão é que a primeira convocação aconteça no fim de junho.

Além do presidente, deputado Junior Mochi (PMDB), a assinatura do certame foi feita com o promotor do MPE (Ministério Público Estadual), Fabio Goldfinger, e representantes da Fundação Carlos Chagas, instituição que promoveu o concurso.

São 80 vagas, entre cargos do ensino médio e superior, com salários de R$ 2,793,33 mil a R$ 4,556,61 mil. Uma primeira parte – número ainda indefinido – será chamada em junho, enquanto o restante até o fim do ano. Este foi o primeiro concurso da história da Assembleia e demandou a implantação do PAI (Programa de Aposentadoria Incentivada), que demitiu pelo menos 100 pessoas para abrir vagas.

“O concurso foi imparcial e transparente, todas as fases foram planejadas e respeitadas”, disse. Antes da convocação, a Assembleia fez a reforma administrativa, estabelecendo cargos e funções dentro da casa de leis.

A ideia, ao levantar as demandas da casa de leis, é chamar o número e cargos necessários neste momento, também tendo em vista o limite prudencial de gastos com folha de pagamento, segundo presidente.

O promotor do Ministério Público ressaltou que fez um acompanhamento superficial, supervisionando as fases e atividades que estavam sendo realizadas. Como órgão fiscalizador, afirma, o MPE não poderia fazer parte da comissão e disse que houve algumas divergências durante a execução das fases, mas sem gravidade e tudo resolvido. “Nada impede que ações populares possam ser avaliadas pelo MPE em relação a qualquer irregularidade do concurso”.

Histórico – O edital do certame foi publicado em julho de 2016, quase dois anos depois de a Assembleia anunciar a realização do concurso. A prova, então, ocorreu em setembro passado.

Antes de definir a Fundação Carlos Chagas, outra empresa havia ganhado a licitação, mas por definir um preço considerado abaixo da média de concursos, foi vetada. Uma carta convite, então, definiu a fundação.

Presidente Junior Mochi, no vídeo abaixo, explicando detalhes do concurso.

Nos siga no Google Notícias