ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Política

Bernal considera constrangedora votação do impeachment de Dilma no Senado

Ricardo Campos Jr. e Leonardo Rocha | 01/09/2016 13:34
Prefeito passou por situação semelhante a de Dilma ao ser cassado em 2014 (Foto: Alcides Neto)
Prefeito passou por situação semelhante a de Dilma ao ser cassado em 2014 (Foto: Alcides Neto)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), considera constrangedora a votação no Senado que aprovou o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) por crime de responsabilidade, nessa quarta-feira (31). Ele passou por situação parecida na Capital ao ser cassado pela Câmara Municipal por nove infrações, entre elas, por fazer contratações emergenciais sem justificativa.

“Na minha opinião, o país merece uma nova eleição, para que a população possa escolher o presidente que ela gostaria”, afirmou o gestor durante agenda em uma unidade de saúde no bairro Coophavilla II, quando foram testadas vacinas contra a dengue.

O pepista acrescenta que somente o tempo poderá dizer se o impeachment de Dilma foi bom ou ruim, afinal de contas, ela foi eleita legalmente por 54 milhões de brasileiros. Agora, na visão do prefeito, é preciso trabalhar pela nação, que precisa de harmonia para buscar o desenvolvimento econômico, tomando decisões austeras.

Sobre a relação dele com Temer, disse que será institucional, já que o Executivo Municipal tem que adotar essa postura com os setores de governo, não apenas com a União, mas também nas esferas municipal e estadual.

Retorno – Assim como fez Bernal ao ser cassado, Dilma tenta reverter sua destituição com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal).

O mandado de segurança, conforme o Portal G1, foi distribuído por sorteio para o ministro Teori Zavascki, que será o relator do caso. O pedido original inclui um pedido de decisão liminar (provisória) para suspender os efeitos da decisão desta terça, de modo que o presidente Michel Temer volte a ser interino até uma decisão final do plenário

Além de um novo julgamento, a ex-presidente pede que sejam anulados os dois artigos da Lei 1.079, de 1950, usados pela acusação para imputar crimes de responsabilidade.

Caso local – Bernal voltou a ocupar a chefia do Executivo no dia 25 de agosto de 2015, quando a Justiça julgou improcedente o recurso da Câmara que tentava invalidar uma decisão do juiz David de Oliveira Gomes Filho que já havia determinado a reintegração do pepista ao cargo.

A sentença coincidiu com o afastamento do vice Gilmar Olarte (PROS), também pela Justiça, tendo em vista a suspeita de envolvimento em esquema com vereadores justamente para cassar o prefeito.

Nos siga no Google Notícias