ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Bernal devolve troféus e certificados conquistados pelo antecessor

Carlos Martins | 15/04/2013 18:17
Troféus recebidos na gestão de Trad devolvidos ontem (Foto: Vanderlei Aparecido)
Troféus recebidos na gestão de Trad devolvidos ontem (Foto: Vanderlei Aparecido)

O prefeito Alcides Bernal (PP) mandou por em duas caixas e devolver, na tarde de hoje, parte dos troféus conquistados pela Prefeitura de Campo Grande no período em que Nelson Trad Filho (PMDB) administrou o município e que estava em exposição na Central de Atendimento ao Cidadão. A entrega do material surpreendeu o ex-prefeito. 

Nelsinho estava em seu escritório político quando foi surpreendido com a entrega de duas caixas enviadas pela coordenadora da Central contendo oito troféus e um certificado referentes a prêmios nacionais. Entre os prêmios, estão dois concedidos pelo Sebrae apenas para quatro prefeitos no Brasil - Trad, mais os prefeitos de São José dos Campos (SP), Colíder (MT) e Cariacica (ES) - e que deram direito a Nelsinho de viajar para a Inglaterra em dezembro passado para fazer palestras relatando suas ações administrativas.

O troféu Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – edição 2005, confeccionado em cerâmica, no momento em que estava sendo embalado caiu e quebrou “ficando este danificado de maneira irreparável”, de acordo com ofício assinado pela coordenadora da Central de Atendimento ao Cidadão, Bianca Rodrigues Vita. Para Nelsinho, os troféus não deveriam ser devolvidos porque não pertencem a ele, e sim a prefeitura.

Chateado, ele disse não entender o motivo da devolução e vai conversar com a direção do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul para que possa abrigar as homenagens recebidas. Nos oito anos de administração Nelsinho Trad, a prefeitura de Campo Grande conquistou 42 prêmios nacionais. “É uma atitude muito triste. Demonstrando total despreparo de quem tomou esta atitude. É um desrespeito a história da cidade”, disse Nelsinho.

Levantamento - Conforme a coordenadora, quando ela assumiu em janeiro, fez um levantamento do patrimônio e em contato com o setor de patrimônio da prefeitura foi orientada a devolver os troféus que fazem referência a Nelsinho. “O entendimento que foi passado, é que estes troféus pertencem ao prefeito. Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, refere-se ao prefeito e mesmo não trazendo o nome do prefeito, o gestor na época era Nelson Trad Filho, portanto, é dele, eu quis preservar o patrimônio dele”, justificou.

Bianca disse que tratou do assunto com uma servidora de nome Denise que trabalha no setor de Patrimônio da Prefeitura, de quem teria recebido a orientação. A reportagem entrou em contato com a servidora e ela disse que não está sabendo e que o levantamento que estava sendo feito era sobre bens móveis. Ela sugeriu que a reportagem entrasse em contato com o responsável pelo setor, cujo nome é Itamar. “Para mim isso é novidade. Desconheço o assunto. Preciso me aprofundar e isso é um assunto a ser tratado via secretaria", aconselhou.

De volta à coordenadora Bianca, ela admitiu que pode ter havido um mal entendido nas conversas com os dois servidores do Patrimônio, a quem não conhece pessoalmente, só por telefone. “Pode ser que tenha havido um mal entendido. Se errei não foi com essa intenção, foi querendo organizar”, explicou, dizendo que vai averiguar o que houve.

Segundo o ex-prefeito, outros prêmios conquistados pela prefeitura estão no Arquivo Histórico Municipal.

Os prêmios devolvidos ao ex-prefeito foram os seguintes:

V Edição Sebrae Prefeito Empreendedor – vencedor da Região Centro-Oeste;

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – VII Edição Médios e Grandes Municípios - Vencedor Nacional;

Prêmio Prefeito Inovador – Ciclo 2010 – Vencedor na Categoria 200 mil habitantes;

Prêmio Prefeito Inovador – Ciclo 2011

Prêmio Prefeito Inovador – Ciclo 2012 – vencedor na categoria “Acima de 500 mil habitantes”;

Certificado Prêmio Sebrae VII Edição Prefeito Empreendedor

V Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor “Senador Ramez Tebet” – 1º lugar;

VII Edição Empreendedor Sebrae Prefeito Empreendedor “Senador Ramez Tebet” – Destaque Temático do Estado de Mato Grosso do Sul

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Edição 2005.

Caixas com os prêmios foram entregues hoje (Foto: Vanderlei Aparecido)
Caixas com os prêmios foram entregues hoje (Foto: Vanderlei Aparecido)
Troféu (foto do arquivo de Nelsinho) Prêmio Sebrae Empreendedor-edição 2005, feito em cerâmica, que foi quebrado quando era embalado (Foto: Divulgação)
Troféu (foto do arquivo de Nelsinho) Prêmio Sebrae Empreendedor-edição 2005, feito em cerâmica, que foi quebrado quando era embalado (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias