ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Bernal entra com ação para tirar do Youtube vídeo que o chama de “corrupto”

Josemil Arruda | 08/04/2014 18:04
Bernal também entrou com ação contra jornal que o acusou de extorquir empresários (Foto: arquivo)
Bernal também entrou com ação contra jornal que o acusou de extorquir empresários (Foto: arquivo)

Para tentar barrar um vídeo que o acusa de ser corrupto, o prefeito cassado Alcides Bernal (PP) ingressou com ação na 16ª Vara Cível de Campo Grande pedindo a retirada da postagem da rede social Youtube, da empresa Google Brasil Internet Ltda, e a identificação do autor da postagem. Há no vídeo inclusive montagem de foto, em que o ex-prefeito aparece segurando um banner com a mensagem: “Desrespeitei seu voto”.

No vídeo, Bernal é acusado de “corrupção”, “superfaturamento”, “comandar pessoalmente um esquema de corrupção que envolveu fraudes, superfaturamento e inúmeras irregularidades”, “corrupto de Campo Grande” e de “proceder de modo incompatível com a dignidade e decorro do cargo”.

Segundo o advogado de Bernal, Luiz Guilherme Melke, a publicação do vídeo teve como única intenção ofender o seu cliente, “não possuindo quaisquer elementos que promovam o real interesse público, sendo imperioso impedir que possa ser exibido pela internet”.

Não se trata, segundo o advogado, de mera opinião a ser incondicionalmente protegida com fundamento na liberdade de expressão - mesmo porque não é possível identificar o seu emissor - mas de “vídeo que faz falsas e graves acusações contra o autor”.

O usuário “Julio Alves”, se queixa o ex-prefeito, publicou o vídeo no Youtube sem identificar-se propriamente. Na página de seu perfil não há qualquer informação sobre sua pessoa, tornando-se impossível verificar sua verdadeira identidade, conforme o advogado.

Na ação, Bernal pede que o juiz determine ao réu que retire imediatamente de seu site Youtube o vídeo identificado pela URL “https://www.youtube.com/watch?v=LFS0u_rRtfw”, sob pena de multa diária, no valor de, no mínimo, R$ 10.000,00. Requer ainda que seja determinado ao réu que forneça todos os dados para identificação do usuário “Julio Alves”, perfil acessível pela URL “https://www.youtube.com/channel/UC3pVzZrZnOcH3 CvEwD13GIg/feed“, inclusive o endereço de IP do equipamento do qual originou-se a publicação do vídeo.

Acusação de extorsão - Em outra ação recente, Alcides Bernal também pede que seja retirada de circulação edição do jornal Boca do Povo, em decorrência de matéria sob os títulos de "Tremendo 171 - Exclusivo" e "Ronan e Bernal extorquiram empresários".

Na matéria, Bernal e Ronan são acusados de serem criminosos por terem praticado atos de extorsão contra empresários da Capital. Segundo o ex-prefeito, a acusação é "falsa" e visa apenas atacar sua honra e imagem.

Esse processo está tramitando na 5ª Vara Cível de Campo Grande. Ao juiz, Bernal pede a imediata suspensão da distribuição do jornal, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

 

Nos siga no Google Notícias