ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Política

Bernal se reúne de novo com professores e tenta por fim à greve

Categoria aguarda nova proposta na tarde desta quarta-feira

Alberto Dias | 27/04/2016 12:58
Presidente da ACP na assembleia que decidiu pela greve de professores. (Foto: Fernando Antunes)
Presidente da ACP na assembleia que decidiu pela greve de professores. (Foto: Fernando Antunes)

Professores que declararam greve estiveram reunidos novamente com o prefeito Alcides Bernal (PP), na manhã desta quarta-feira (27), seguindo com as negociações iniciadas às 18 horas de ontem para tentar anular a paralisação de escolas prevista para segunda-feira (2). O encontro com representantes da categoria aconteceu na explanada ferroviária da Capital.

Ao Campo Grande News, o presidente da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), Lucílio Souza Nobre afirmou que o prefeito sinalizou uma proposta aos educadores, que deverá ser entregue até o fim da tarde.

A categoria ponderou com o prefeito que o cumprimento da lei do piso para o magistério (5.411/14) não esbarra na lei eleitoral - motivo que tem gerado o impasse para o reajuste. Conforme o sindicato, o cumprimento da lei municipal já existente prevê o a correção do piso salarial, de R$ 1697 para 2135, referente a 20 horas semanais.

“Ontem Bernal explicou as dificuldades financeiras e hoje pareceu entender que precisa separar o professor das demais categorias de servidores”, explicou Lucílio, satisfeito com o início do diálogo junto ao Executivo, já que Bernal não havia respondido aos 11 ofícios enviados anteriormente.

Os professores cobram 11,36% de aumento em 2016, além dos 13,01% referentes a 2015, não recebidos. Hoje a Reme (Rede Municipal de Ensino) conta com 6,2 mil professores, incluindo os Ceinfs (Centros deEducação Infantil).


A Greve – Na manhã de terça-feira (26), 300 professores lotaram a sede da ACP, em Campo Grande, e aprovaram a paralisação das aulas na rede municipal de ensino. Na ocasião, deliberaram o indicativo de greve, cumprindo o rito de 72 horas, e planejaram as ações que incluem passeata, campanha com faixas e outdoors e visita à Câmara Municipal.

Nos siga no Google Notícias