ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Bernal veta projeto que criaria creche municipal para idosos na Capital

Proposta aumenta despesas e invade competência do Município, justifica Prefeitura

Mayara Bueno | 24/10/2016 09:23
Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Fernando Antunes)
Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Fernando Antunes)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), resolveu vetar o projeto de lei que instituiria a creche municipal do idoso. A proposta foi aprovada na Câmara Municipal, mas, no entendimento do Executivo Municipal, a legislação não atende a critérios técnicos estipulados pela política de Assistência Social. O veto ao projeto foi publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), desta segunda-feira (24).

Na prática, a proposta autorizava o Município – não obrigava – a criar a creche municipal do idoso, que seria um local de atenção especial às pessoas da terceira idade, com o objetivo de proporcionar acolhimento, proteção e abrigo durante o dia.

Se enquadrariam pessoas com 60 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade ou risco social, semi-dependentes, para a realização de atividades da vida diária, cujas famílias não tenham condições de prover esses cuidados durante o dia ou parte dele.

No entendimento da Prefeitura, além de não atender aos critérios, a proposta é semelhante ao Centro Dia do Idoso, cujo projeto já tem previsão na legislação orçamentária para ser implementada. A regulamentação de propostas como esta, acrescenta, cabe à secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania.

“Sendo assim, a Câmara de Vereadores extrapolou às suas atribuições e invadiu a competência exclusiva de iniciativa do Prefeito Municipal”. Além disso, Bernal cita que o orçamento não pode ficar à mercê dos projetos da Câmara, que represente aumento de despesas, como seria o caso da creche municipal do idoso.

O veto será encaminhado à casa de leis, que ainda analisará se mantém (fazendo com que o projeto seja arquivado), ou, se derrubam. Neste último caso, a matéria passa a valer.

Nos siga no Google Notícias