ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Cassação de mandato deixa Alcides Bernal inelegível por dez anos

Aline dos Santos | 13/03/2014 10:21
Bernal foi cassado em sessão de dez horas na Câmara Municipal. (Foto: Marcelo Victor)
Bernal foi cassado em sessão de dez horas na Câmara Municipal. (Foto: Marcelo Victor)

Prefeito cassado de Campo Grande, Alcides Bernal (PP) deve ficar inelegível pelos próximos dez anos. De acordo com o advogado André Borges, a Lei da Ficha Limpa estabelece que o político que perde o mandato fica inelegível pelo período restante para o fim do mandato e pelos oito anos subsequentes. Empossado em 2013, o mandato de Bernal terminaria em 2016.

O advogado lembra que a cassação é a sanção máxima que um prefeito pode sofrer. Em sessão, que durou dez horas, das 14h de ontem à meia-noite, os vereadores votaram pela perda de mandato. O placar foi de 23 a 6.

Hoje, após duas horas de tentativas da Câmara Municipal, a Prefeitura publicou edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) com o decreto 1.759, que determina a perda de mandato. O documento é assinado pelo presidente da Casa de Leis, vereador Mário César (PMDB).

Tornada oficial a cassação, o vice Gilmar Olarte (PP) tomou posse como prefeito de Campo Grande. Pós-graduado pela Uniderp em Gestão Pública, Olarte é um dos fundadores da Igreja Assembleia de Deus Nova Aliança.

Em 2007, assumiu a vaga de vereador na Câmara Municipal. Ele era suplente de Rinaldo Modesto (PSDB), atual deputado estadual. Também foi candidato ao Poder Legislativo em 2004, quando obteve 2.645 votos, e em 2008, quando conquistou, novamente, a suplência.

O caminho para a Prefeitura de Campo Grande começou a ser traçado no segundo semestre de 2012, quando se tornou vice na chapa liderada pelo então candidato a prefeito Alcides Bernal. Com a vitória nas urnas, o prefeito eleito se afastou e isolou o vice.

Nos siga no Google Notícias