ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Política

Com 2 candidatos, prefeitos pregam "apartidarismo" na Assomasul

Saiba mais sobre os concorrentes ao comando da entidade, Waldeli Rosa e Douglas Figueiredo

Fabiano Arruda e Carlos Martins | 22/01/2013 12:03
“Os municípios estão em busca de propostas, independentemente da questão política", diz o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte. (Foto: Rodrigo Pazinato)
“Os municípios estão em busca de propostas, independentemente da questão política", diz o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Prefeitos que votam na eleição para a nova diretoria da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), nesta terça-feira, garantem que o processo é “apartidário”, sob o discurso de que leva em conta os interesses das Prefeituras.

Concorrem à presidência da entidade os prefeitos de Costa Rica, Waldeli Rosa (PR), e de Anastácio, Douglas Figueiredo (PSDB). Eles se articulam desde o início do mês em busca de uma chapa de consenso, o que não ocorreu.

Os apoios de lideranças políticas aos candidatos se mostraram claros. Do lado de Waldeli estão nomes ligados à cúpula do PMDB, como o senador Waldemir Moka, o deputado federal Geraldo Resende, o deputado estadual Junior Mochi, líder do Governo na Assembleia, e o secretário estadual de Habitação, Carlos Marun.

Ao lado de Douglas estão petistas como o senador Delcídio do Amaral e o deputado federal Vander Loubet. Além deles, também estão o deputado federal e presidente estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja, bem como o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP).

A conjuntura política se assemelha ao modo em que os partidos se comportaram na eleição para prefeito da Capital no ano passado. No entanto, a regra não se aplica de forma literal.

Na sexta-feira (18), por exemplo, treze prefeitos do Conesul afirmaram apoio a Douglas. Do grupo, três são do PT e um do PSDB, mas também constam dois do PMDB e dois do DEM, além do PR, partidos historicamente aliados aos peemedebistas.

“Os municípios estão em busca de propostas, independentemente da questão política. Os prefeitos estão preocupados com suas regiões”, declarou o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte (PT), que disputa o cargo de primeiro-secretário na chapa de Douglas.

O prefeito de Paranhos, Julio Cesar de Souza (PDT), garantiu que há autonomia na votação, embora admita que existam influências partidárias na disputa. “Mas os prefeitos têm consciência do voto. A Assomasul luta pelo interesse dos municípios e estamos preocupados com os interesses das Prefeituras”.

Já o chefe do Executivo em Coxim, Aluizio São José (PSB), que preferiu não declarar seu voto, pregou que a entidade deve sair fortalecida do processo, alheia a questões políticas.

Perfis dos candidatos – Waldeli dos Santos Rosa tem 52 anos. Natural de Itambé (PR), foi eleito pela primeira vez como prefeito de Costa Rica no ano de 2000. Quatro anos mais tarde conseguiu a reeleição. No ano passado, foi eleito, com 6.892 votos (54,5%), para chefiar a administração municipal pela terceira vez ao derrotar o então prefeito de Costa Rica, Jesus Baird (PMDB).

Douglas Melo de Figueiredo tem 43 anos e é natural de Aquidauana. Advogado, foi vereador em Anastácio por três vezes. Em 2008, foi eleito vice-prefeito de Cláudio Valério e, em outubro 2010, assumiu a Prefeitura após a morte de Valério. No ano passado, venceu a eleição com 9.003 votos (66,4%).

Nos siga no Google Notícias