ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Política

Com liminar de juiz, Bernal tentou "dar golpe", avaliam vereadores

Kleber Clajus | 20/05/2014 13:27
Durante sessão não faltaram pedidos de prisão ao ex-gestor e responsabilização por “formação de quadrilha” (Foto: Kleber Clajus / Arquivo)
Durante sessão não faltaram pedidos de prisão ao ex-gestor e responsabilização por “formação de quadrilha” (Foto: Kleber Clajus / Arquivo)

A ocupação de prédios públicos pelo ex-prefeito Alcides Bernal (PP) e seus aliados, no dia 15 de maio, foi comparada a tentativa de golpe por vereadores. Durante sessão desta terça-feira (20), na Câmara Municipal, não faltaram pedidos de prisão ao ex-gestor, bem como responsabilização por “formação de quadrilha”. Bernal retornou ao cargo por oito horas, período em que documentos foram furtados e servidores agredidos e coagidos.

“Foi um golpe com indício de ditadura o que aconteceu no dia 15, envolvendo condutas tipificadas no Código Penal. Houve precipitação e desequilíbrio emocional ao agirem de maneira agressiva e violenta”, avaliou Otávio Trad (PT do B).

Ao ocupar a tribuna, Paulo Siufi (PMDB) fez questão de nomear abusos praticados contra servidores, como agressão, coação e revista de pertences. Ele também disse que Bernal possui “desequilíbrio mental” e deve ser responsabilizados pelos danos resultantes da ocupação do Paço Municipal e secretarias.

Elizeu Dionizio (SD), por sua vez, considerou o grupo vinculado ao progressista de “quadrilha”, mas que a ação colaborou para mostrar as pessoas o que ocorria nos bastidores. A vereadora Rose Modesto (PSDB) também lamentou a ocupação “em clima de ânimos exaltados”.

O retorno temporário de Bernal ocorreu após o juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, acatar pedido de ação popular para anular o Decreto Legislativo que cassou o progressista em 12 de março. Contudo, oito horas depois, a decisão foi revertida em despacho do desembargador do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Vladimir Abreu da Silva.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Mario Cesar (PMDB), se cogitou abrir uma comissão para investigar se vereadores que acompanharam o ex-gestor cometeram quebra de decoro. Caso comprovada, a punição pode chegar a perda do mandato.

“Se fomos tão tolerantes em outras situações não podemos pegar esse episódio e transformar em um cavalo de batalha. Os vereadores disseram que não houve hostilidade”, comentou Mario.

Estiveram no gabinete, no dia 15 de maio, os vereadores e autores da ação popular Paulo Pedra (PDT), Ayrton Araújo (PT), Luiza Ribeiro (PPS) e Thaís Helena (PT). Zeca do PT estava em viagem na ocasião.

“Houve euforia de retornar e achei que podia comemorar, mas não teve quebra de decoro e vejo que podemos ser crucificados nessa história. Se houve excessos, deve ser punido quem fez isso”, afimou Ayrton.

Já Thaís, Pedra e Luiza justificaram que a ida até a prefeitura foi embasada na decisão da liminar, que determinava retorno imediato de Bernal ao cargo de prefeito.

“O juiz não mandou dar posse e nem intimar o Gilmar Olarte. Quando anulou o ato de cassação volta a situação anterior”, explicou Ribeiro, contrariando a interpretação dos demais vereadores que acreditavam ser necessária posse formal na Câmara.

Chiquinho Telles (PSD) e Airton Saraiva (DEM) ressaltaram que apenas uma conversa com os colegas parlamentares seria o suficiente, bem como o acompanhamento do inquérito policial sobre os danos causados ao erário público. “Que culpa eles tem? Foi o Bernal quem convocou e arquitetou tudo”, resume Telles.

Durante o período de validade da liminar, assessores de Bernal aproveitaram para trocar fechaduras do gabinete do prefeito e secretarias, bem como agredir e revistar servidores. Documentos e computadores também teriam sido furtados, conforme investigação policial.

Bernal negou que tenham ocorrido atos de vandalismo, mas justificou a troca de fechaduras para que ninguém “voltasse durante a madrugada para tentar apagar seus rastros”. Ele também acusou os próprios servidores do sumiço de documentos e equipamentos públicos, como computadores.

Nos siga no Google Notícias