ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Política

Com poucas baixas em trocas, PMDB confirma Nelsinho como candidato

Zemil Rocha | 05/10/2013 09:22
Nelsinho participa hoje de encontro regional do PMDB em Rio Brilhante (Foto: João Garrigó)
Nelsinho participa hoje de encontro regional do PMDB em Rio Brilhante (Foto: João Garrigó)

Neste sábado (5), último dia para trocas partidárias de quem pretende ser candidato nas eleições de 2014, o PMDB contabiliza algumas adesões regionais importantes, poucas perdas e confirma Nelsinho Trad como nome do partido para disputar a sucessão do governador André Puccinelli. Este é o principal significado político do encontro regional que está acontecendo nesta manhã na Câmara de Rio Brilhante, na retomada do ciclo de eventos que estava suspensa há dois meses.

O último encontro regional do PMDB tinha acontecido em julho no município de Amambai. Depois dele se intensificaram as negociações no partido para definição do candidato a governador, em meio às conversações de Nelsinho Trad com o PSB nacional. No final de agosto, o próprio Nelsinho admitia publicamente a possibilidade de ingressar na legenda socialista. A fim de evitar a saída de Nelsinho, as lideranças do PMDB, inclusive o governador André Puccinelli, confirmaram dia 30 de agosto o nome dele como pré-candidato a governador.

Com o anúncio, em setembro Nelsinho já saiu a campo atrás de adesões para seu projeto político, já tendo conversado com dirigentes do PSDB, PSD, PT do B e PDT em busca de alianças eleitorais. Neste começo de outubro, com o prazo final das trocas partidárias, surgiram novos boatos de que ele poderia deixar o PMDB, mas ele reafirmou sua intenção de continuar no partido para ser o candidato a governador.

“Estamos traquilos. Cuidamos para não perder companheiros. Se tem alguns que saíram foi para acomodar a situação”, comemorou o presidente regional do PMDB, Oswaldo Mochi Júnior nesta manhã de sábado, em Rio Brilhante, ao lado de Nelsinho Trad e outras lideranças peemedebistas, algumas delas também assediadas por outros partidos, como o deputado federal Marçal Filho, que acabou recusando o convite para ingressar no Solidariedade (SDD).

No PSB também já não há quem acredite na possibilidade de Nelsinho Trad reforçar o projeto do governador pernambucano Eduardo Campos de disputar a Presidência da República no ano que vem. “Nelsinho já tem dificuldades eleitorais ficando no PMDB. Se sair, as chances ficam praticamente nulas”, opinou o deputado socialista, que está de malas prontas para ingressar no PROS.

Para Lauro Davi, no PSB Nelsinho até teria palanque nacional, com a candidatura presidencial de Eduardo Campos, mas não teria estrutura de partido e coligações necessárias para viabilizar a disputa pelo governo do Estado contra a forte candidatura do senador Delcídio do Amaral (PT). “Ficaria difícil ter sucesso eleetioral. Se quiser ser candidato com expectativa de ter boa votação tem de disputar o governo pelo PMDB”, analisou.

Novas adesões – O presidente regional do PMDB, deputado Mochi Júnior, como é mais conhecido, informou esta manhã que o partido está ganhando “alguns nomes regionais” de peso para disputar as eleições do ano que vem. Não quis, porém, revelar os nomes, a fim de não abrir chances de assédio de outros partidos, já que o prazo para encerramento do período de trocas partidárias só termina no final do dia de hoje.

Segundo Mochi, a proposta do PMDB é construir fortes chapas para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal. “Numa chapa coligada com o PR pretendemos ter 30 nomes, sendo que pelo menos vinte nossos do PMDB”, revelou. “Para deputado federal, pensamos em um chapão entre todos os partidos que venham coligar conosco, com 15 a 20 nomes”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias