ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Política

Confederação divulga lista dos prefeitos “inimigos da educação”

Elverson Cardozo | 26/03/2012 18:43

Mato Grosso do Sul aparece na lista com 35 nomes, incluindo a Capital

A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) divulgou a lista dos prefeitos “inimigos da educação”, que não cumprem a lei do piso nacional do magistério e implantação de 1/3 de hora-atividade. Entre os gestores municipais citados, 35 são de Mato Grosso do Sul.

A publicação está em destaque no site oficial da Confederação. “Se o prefeito de sua cidade não respeita o direito dos trabalhadores, informe à CNTE”, diz parte do anúncio.

De Mato Grosso Sul são citados os prefeitos de Campo Grande, Rio Verde, Bandeirantes, Sonora, Itaquiraí, Corguinho, Taquarussu, Costa Rica, Laguna Carapã, Caarapó, Dourados, Itaporã, Vicentina, Eldorado, Iguatemi, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Jatei, Nova Alvorada do Sul, Maracaju, Tacuru, Douradina, Coxim, Rio Brilhante, Aral Moreira, Batayporã, Ponta Porã, Fátima do Sul, Guia Lopes, Angélica, Bodoquena, Deodápolis, Bela Vista e Porto Murtinho.

Além do nome, a CNTE também divulgou a foto de cada prefeito citado. Completam a lista líderes municipais de outros Estados, como São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

De acordo com a Fetems (Federação dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso do Sul), apenas 11 municípios cumprem integralmente o ranking salarial dos professores no Estado. Paranaíba oferece melhor salário, com piso de R$ 2.019,00.

Lei - A lei 11.738, do piso salarial profissional nacional, estabelece valor de R$ 1.451,00 e garante 1/3 de hora de atividades dos professores para planejamento de aulas, correção e elaboração de provas, além de preparação dos diários de sala e atendimentos aos pais.

No dia 15 de março pelo menos 12 mil trabalhadores da educação participaram de um protesto nacional em Campo Grande. O grupo também aderiu à paralisação nacional de três dias.

Nos siga no Google Notícias