ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Deputados da oposição querem agilidade no processo de impeachment

Leonardo Rocha | 17/03/2016 09:16
Tereza Cristina apoia agilidade em processo de impeachment no Congresso (Foto: Sérgio Francês - PSB)
Tereza Cristina apoia agilidade em processo de impeachment no Congresso (Foto: Sérgio Francês - PSB)
Luiz Henrique Mandetta epera um acordo entre os colegas, para votar processo em um mês (Foto: Luis Macedo/ Agência Câmara)
Luiz Henrique Mandetta epera um acordo entre os colegas, para votar processo em um mês (Foto: Luis Macedo/ Agência Câmara)

Os deputados de Mato Grosso do Sul que fazem oposição a presidente Dilma Rousseff (PT), no Congresso Nacional, esperam que haja um acordo entre os pares, para que tenha agilidade e celeridade no processo de impeachment, já que segundo eles, a população mostrou nas ruas que deseja uma resposta rápida sobre esta situação.

O deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM) explicou que os parlamentares precisam decidir em 48 horas, o presidente e relator da comissão de impeachment. "Depois são dez sessões, até que se faça o relatório final e seja encaminhado ao plenário". O democrata acredita que com 3 reuniões por semana, em um mês, perto do dia 20 de abril, pode ocorrer a votação final.

O parlamentar ainda espera um acordo entre os colegas, que poderia "acelerar" o processo, tendo por exemplo trabalhos de segunda a sexta-feira. "Se houver esta decisão, acredito que em três semanas, a Câmara dos Deputados já tem um decisão e encaminha para o Senado Federal". Ele explica que mesmo neste período, serão abertos todo espaço para defesa.

Mandetta ponderou que tem uma "posição clara" favorável ao impeachment, já que segundo ele, a presidente não reúne mais condições "morais e políticas" para governar o país. "Ela ainda levou para dentro todas as denúncias da (Operação) Lava Jato, com a nomeação do Lula". O DEM poderá indicar três nomes para comissão (impeachment) e o deputado vai colocar o seu a disposição do partido.

Já a deputada Tereza Cristina (PSB) disse que a oposição continua na busca pelo impeachment e que ficou claro que o governo "está míope" ao não ver os apelos das ruas, pelo contrário, preferiu indicar o ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva, para ser chefe da Casa Civil.

A intenção é também buscar apoio e força na Câmara dos Deputados, para que este processo seja agilizado, com análise e votação o mais rápido possível. A Frente Parlamentar de Agricultura, no qual a deputada faz parte, inclusive divulgou um manifesto pedindo rapidez em todos os procedimentos da comissão.

Nos siga no Google Notícias