ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Desembargador nega pedidos de Olarte para retomar cargo e receber atrasados

Michel Faustino | 26/01/2016 08:38
Olarte teve pedido para retomar cargo de vice e para receber salário negado por Bonassini. (Foto: Marcos Ermínio/ Arquivo)
Olarte teve pedido para retomar cargo de vice e para receber salário negado por Bonassini. (Foto: Marcos Ermínio/ Arquivo)

O desembargador Luis Claudido Bonassini da Silva indeferiu mandado de segurança impetrado pelo prefeito afastado Gilmar Olarte (PP) requerendo a suspensão da decisão que o mantém afastado do exercício de função pública para retomar o cargo de prefeito ou, alternativamente, de vice-prefeito, já que Alcides Bernal ocupa a vaga. Na mesma decisão, Bonassini também negou pedido para que a Justiça determine o pagamento de salário retroativo a 25 de agosto, quando Olarte foi afastado do comando da Capital na operação Coffee Break.

O pedido para retomar o cargo foi protocolado pela defesa de Olarte no dia 02 de dezembro do ano passado. A defesa questiona a decisão anterior do desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso, que já havia negado o pedido.

A defesa de Olarte alegou aiinda que, o afastamento foi baseado em 'comentários' e não em provas concretas. "Afirma ainda que é demais conceder o afastamento de um Prefeito da Capital baseado apenas em provas das quais se "ouviu comentários" ou "ouviu dizer"... Outrossim aduz que a medida questionada foi deferida no mesmo dia em que o ex-prefeito cassado Alcides Bernal foi reconduzido ao cargo. Assim, pede seja determinada sua imediata assunção ao cargo de Prefeito ou, alternativamente, no de Vice-Prefeito".

Em seu parecer, Bonassini diz que a suspensão do afastamento de Gilmar Olarte da função pública, para retornar ao cargo de vice-prefeito, carece de base legal.

“O fato é que, legalmente, o investigado Gilmar Antunes Olarte é prefeito desta capital, apenas, por força de decisão cautelar, afastado das funções, de maneira que, para retornar ao cargo de vice-prefeito, o procedimento não é este, segundo a Lei orgânica do Município de Campo Grande. Por tais razões, indefere-se os pedidos formulados”, diz trecho da decisão.

Quanto a alegação feita por Olarte que desde a data de seu afastamento não está recebendo o salário de vice-prefeito e entrou com processo na Justiça para que o prefeito Alcides Bernal quite o débito. De acordo com o site de Transparência da prefeitura de Campo Grande, a remuneração do vice é de R$ 15.308,66.

O desembargador ressalta que a questão é inerente ao Poder Judiciário e trata-se de questão “interna corporis”.

“ Conforme o artigo 204, da Lei Complementar Municipal nº 7, que faz referência à continuidade do pagamento em caso de afastamento cautelar, trata do processo administrativo interno, de maneira que o pedido de pagamento ora formulado deve ser endereçado ao órgão competente, que não é a Seção Criminal deste Sodalício”.

Afastamento e perda de função – Na mesma decisão, datada do dia 25 de janeiro, o desembargador Luis Claudio Bonassini indeferiu pedido feito pelo MPE para afastar os vereadores Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB) e Edson Shimabukuro (PTB) do cargo.

No pedido de afastamento, o Gaeco alega que os vereadores fizeram manobra para tentar “enganar” as investigações entregando celulares que não eram de uso pessoal.

Na decisão, Bonassini entendeu que a pratica não trouxe prejuízos tendo em vista que a maioria do conteúdo levantado em todos os aparelhos recolhidos trata-se de assuntos pessoais e nada acrescenta a investigação. Além disso, o desembargador ressalta que o Gaeco não discriminou qual aparelho deveria ser entregue sendo tão somente “apreendido” aquele que estava de posse dos referidos vereadores.

Por fim, o pedido para que os vereadores tenham acesso ao conteúdo do material periciado de seus celulares foi deferido pelo desembargador.

Coffee Break - Deflagrada em agosto pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), a Coffee Break apura esquema de compra de votos para cassação de Bernal em março de 2014. O esquema envolveria vereadores e empresários. A ação teve início após compartilhamento de provas da operação Lama Asfáltica, realizada em julho pela PF (Polícia Federal). Além de afastado, Olarte chegou a ser preso.

A investigação reverberou na Câmara. A Justiça afastou o então presidente da Casa de Leis, vereador Mario Cesar (PMDB), que só voltou ao Legislativo após renunciar ao cargo. A denúncia da Coffee Break à Justiça deve ser apresentada amanhã.

Nos siga no Google Notícias