ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Política

Em evento de Engenharia, Reinaldo anuncia programa de recuperação de vias

Flávia Lima e Leonardo Rocha | 05/10/2015 11:01
Evento será realizado na Câmara até quarta-feira. (Foto: Marcos Ermínio)
Evento será realizado na Câmara até quarta-feira. (Foto: Marcos Ermínio)
Governador Reinaldo Azambuja anunciou projeto de recuperação de vias para 2016. (Foto:Marcos Ermínio)
Governador Reinaldo Azambuja anunciou projeto de recuperação de vias para 2016. (Foto:Marcos Ermínio)

Durante a abertura do 9º Congresso Nacional dos Engenheiros, que acontece na Câmara Municipal de Campo Grande nesta segunda-feira (5), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou a implantação de um programa de recuperação de vias, que será aplicado nos 79 municípios do Estado a partir do próximo ano.

Segundo o governador, o montante a ser designado para o projeto será de R$ 270 milhões, aplicados em obras de recapeamento, sinalização e obras para garantir a segurança do tráfego.

Ainda na abertura do evento, Reinaldo ressaltou que a crise econômica enfrentada pelo país não deve servir de barreira para os investimentos. "Esta não será a última crise do país. Tanto o Brasil quanto Mato Grosso do Sul precisam voltar a ter investimentos privados", afirma.

Reinaldo destacou que neste primeiro ano de mandato conseguiu atrair mais de R$ 25 bilhões em investimentos para o Estado. "Acontece que eses empresários querem ter segurança jurídica para que tenham retorno e a Engenharia é fundamental para oferecer boas alternativas", disse.

O governador ressaltou que nos três dias de evento, espera que os profissionais participantes discutam soluções para problemas como a escassez do estoque de água e a qualidade nas obras públicas, fatores, onde, segundo ele, a Engenharia pode contribuir reduzindo custos e apresentando projetos viáveis economicamente.

O presidente do Sindicato dos Engenheiros de Mato Grosso do Sul e diretor da Federação Nacional da categoria, Edson Shimabukuro, reiterou que os profissionais irão debater propostas para os principais problemas do país na área de Engenharia e buscar alternativas para as questões da mobilidade urbana, agronegócio, além das evoluções tecnológicas.

Ele reveliu que no país se formam 20 mil engenheiros por ano, mas em países como a Rússia são 120 mil formandos por ano. No Brasil existem seis engenheiros para cada mil pessoas, segundo Shimabukuro.

Já o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros, Murilo Campos Pinheiro, ressaltou que durante o encontro também serão discutidas questões relacionadas aos recursos hídricos e um documento será elaborado com propostas que serão encaminhadas aos governos estaduais e federal.

"Os profissionais estão empenhados nas inovações tecnológicas e a intenção é produzir o melhor resultado com o maior custo benefício. É uma profissão muito promissora para os jovens", diz.

 

Nos siga no Google Notícias