ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Política

Em evento, Rose diz que votaria de novo pela cassação de Bernal

Nyelder Rodrigues e Mayara Bueno | 14/09/2016 21:08
Evento reuniu cerca de 4 mil pessoas no ginásio do Rádio Clube Campo (Foto: Alcides Neto)
Evento reuniu cerca de 4 mil pessoas no ginásio do Rádio Clube Campo (Foto: Alcides Neto)

A candidata a prefeita de Campo Grande, Rose Modesto (PDSB), se encontrou na noite desta quarta-feira (14) com professores da rede municipal e estadual, além da privada, entre outros interessados, em ato para discutir temas relativos à educação na Capital. Durante o debate, ela também falou sobre a cassação do prefeito Alcides Bernal (PP), frisando que votaria outra vez pelo impeachment.

"Quase não falo sobre isso, mas é bom que vocês ouçam a verdade na história. Na época [da cassação] eu era vereadora e havia uma comissão processante, ou vota sim ou não. Fui a todas as instâncias para saber se houve crime, e meu voto foi técnico, não foi político. Se fosse hoje, eu votaria sim de novo", disparou a candidata.

Bernal foi cassado em março 2014 pela Câmara Municipal. Porém, um ano e cinco meses depois, conseguiu na Justiça voltar ao cargo, afastando o então prefeito Gilmar Olarte. Quando isso aconteceu, Rose já era vice-governadora.

"Contra mim, nunca houve nada contra oficializado, nunca houve quebra de sigilo. Me coloquei a disposição da Justiça para tivessem todas informações sobre minha vida, porque quem não deve não tem nada a temer. Não fiz um favor. O que fiz é meu dever. Hoje em dia são poucos na política que não tem nada contra si", destaca Rose.

Propostas - O evento reuniu cerca de 4 mil pessoas, entre elas diversos profissionais da educação no ginásio do Rádio Clube, conforme a organização. Além de assuntos ligados a área do ensino, também foram tratados temas como segurança pública e saúde, reforçando os compromissos feitos durante o debate da ACP ontem (13).

"Vi nessa reunião pessoa que, como eu, vieram de família simples e também conseguiram crescer por meio da educação", comentou Rose, que também é professora e crê que o setor seja uma prioridade a ser tratada pela gestão municipal.

Rose conversou com os presentes sobre temas prioritários à prefeitura (Foto: Alcides Neto)
Rose conversou com os presentes sobre temas prioritários à prefeitura (Foto: Alcides Neto)

Entre os compromissos feitos, está o cumprimento do piso nacional para 20 horas de trabalho dos professores. "Mas não estamos achando que vai ser fácil. Não há dinheiro sobrando. Mas é importante investir na educação para depois gastar menos na segurança, por exemplo, sem contar que você forma pessoas críticas", argumenta a peessedebista.

Além disso, Rose confirma que, se eleita, já em fevereiro quer sentar com o sindicato dos professores para discutir como será feito o cumprimento do reajuste do piso salarial e aberto do processo de eleições diretas nas escolas para diretor e diretor adjunto, tornando o espaço escolar mais democrático e com mais liberdade aos professores.

"No início do ano vimos dezenas de diretores que tinham vida dedicada às escolas sendo exonerados e sabendo disso só pelo diário oficial. Gestor que faz isso não está punindo o diretor, e sim o processo de educação", explica Rose, avaliando também as notas baixas no Ideb para a Capital como reflexo de uma má gestão política.

"O que nos motiva é ter a convicção que dá para fazer mais. Não é possível mudar tudo, mas priorizar as coisas fundamentais, começar com o simples, fazendo funcionar o que já existe. As coisas só funcionam com uma boa equipe", completa a candidata, dizendo ainda que o compromisso vai além dos salários, mas também com a formação continuada.

Ao final do evento, Rose chegou a posar junto ao vice Claudio Mendonça para 'selfies' ainda no tablado do palanque (Foto: Alcides Neto)
Ao final do evento, Rose chegou a posar junto ao vice Claudio Mendonça para 'selfies' ainda no tablado do palanque (Foto: Alcides Neto)

Saúde e segurança - Sobre as demandas reprimida em segurança e saúde pública, Rose Modesto indicou que melhorias para a Guarda Municipal, dando mais estrutura de trabalho para a mesma poder realizar trabalhos preventivos. Há a pretensão também de realizar uma atuação conjunto com a PM (Polícia Militar).

"Estou sonhando com uma conversar com o governador para que a Guarda Municipal possa trabalhar em conjunto com a Polícia Militar em Campo Grande, afinal, se o crime está organizado, nós também temos que estar organizados" frisa Rose.

Já na área da saúde, a candidata tucana usou como exemplo de sucesso da Caravana da Saúde. "É um projeto que deu certo e atendeu diversas pessoas que estavam na fila para serem atendidas, a muito tempo", destacou.

Rose também disse que o próximo passo é reestruturar as unidades de saúde que já existem, e também regionalizar os atendimentos. "Campo Grande não suporta mais atender tantos municípios, é preciso regionalizar a saúde pública".

Nos siga no Google Notícias