ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Empresas terão que adaptar máquinas de cartões aos deficientes visuais

Leonardo Rocha | 09/11/2015 13:09

As empresas terão que adaptar as máquinas de cartão de crédito e débito para atender as pessoas com deficiência visual, em Mato Grosso do Sul. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou esta lei estadual, hoje (09), no Diário Oficial do Estado.

Esta lei de autoria do deputado Marquinhos Trad (PMDB) obriga as empresas a adaptar as informações em áudio, aumentar as proteções laterais e inserir teclas em Braille. Quem descumprir esta medida ficará sujeito as penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.

As empresas terão o prazo de 180 dias para fazer esta adequação. Para o autor da medida não existe neste momento, disponível ao mercado uma máquina que atenda aos portadores de deficiência visual, que tem usado cada vez mais estes cartões em suas compras, devido a praticidade e segurança.

"O deficiente visual não consegue saber qual o valor foi digitado em seu cartão, o que demonstra uma relação de dependência”, ressaltou Marquinhos Trad (PMDB). Com esta nova lei estadual, este público poderá ter mais acesso a este tipo de máquina e se sentir mais seguro na hora de efetuar uma compra.

Nos siga no Google Notícias