ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Política

Fabio Trad integra Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto

Edmir Conceição | 20/09/2011 18:30

O deputado federal Fabio Trad (PMDB–MS) participou nesta terça-feira do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto na Câmara Federal. O objetivo do grupo é pressionar o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), para por em votação uma proposta de emenda constitucional (PEC) que institui o voto aberto nas duas Casas.

Membro da Frente, Fabio Trad destacou a importância do movimento: “Voto secreto não combina com um Estado republicano que constitucionaliza o principio da transparência. Agora é lutar para convencer os demais deputados a aderir a esta idéia”, afirmou o deputado sul-mato-grossense.

A PEC 349/2001, que torna o voto público em todas as decisões do Parlamento, tramita na Câmara desde 2006, quando foi aprovada por unanimidade em primeiro turno. Por se tratar de uma alteração na Constituição Federal, a proposta precisa ser votada em dois turnos na Câmara e no Senado.

Hoje, decisões sobre processos de perda de mandato, eleição da Mesa Diretora, análise de veto presidencial e escolha de conselheiros do Tribunal de Contas da União (TCU) são feitas por voto secreto.

Além de deputados e senadores, segmentos da sociedade civil também estiverem presentes no lançamento da frente, como o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB).

Nos siga no Google Notícias