ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Governo veta três projetos aprovados pela Assembleia Legislativa

Leonardo Rocha | 26/02/2016 08:40
Governador vetou três projetos aprovados pelos deputados, nesta sexta-feira (Foto: Assessoria/ALMS)
Governador vetou três projetos aprovados pelos deputados, nesta sexta-feira (Foto: Assessoria/ALMS)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vetou três projetos, porque estes invadiram a competência jurídica do Estado e da União, ao propor programas, situação de preservação e também obrigação a empresas, que já são reguladas por normas de outros órgãos de controle, responsáveis pela fiscalização das atividades.

O primeiro foi o projeto da deputada Antonieta Amorim (PMDB), que dispõe sobre o uso de energias renováveis em novas edificações públicas de Mato Grosso do Sul. A intenção era que o consumo fosse de fontes como radiação solar, biomassa, eólica e outras alternativas, tendo inclusive o objetivo de reduzir custos.

O governo justificou que estas mudanças caberia exclusivamente ao Poder Executivo, que diante dos seus secretários e técnicos fariam um estudo para adoção de políticas públicas, decidindo quando, como e quais medidas seriam adotadas. Além disto, cita que a proposta não tem programação orçamentária, podendo acarretar problemas aos cofres públicos.

O segundo projeto vetado foi de Pedro Kemp (PT), que trata da preservação permanente do "pequizeiro" em Mato Grosso do Sul. Entre as novas regras está o fato que o corte só seria permitido em função de uma obra, atividade ou projeto de utilidade pública, de interesse social.

Para justificar o veto, o governo cita que já existe uma resolução da Semade (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico) que estabelece normas e procedimentos para o licenciamento ambiental. Esta já trata da preservação do pequizeiro, bem como de outras espécies, determinando a reposição de mudas, quando ocorrer a retirada de um exemplar.

Também destaca que compete a Semade formular políticas e diretrizes governamentais para as áreas de meio ambiente e recursos hídricos.

Parcial - O governador também fez um veto parcial no projeto que obriga as empresas de telefonia celular a manter postos de atendimentos presenciais, em cidade com mais de 20 mil habitantes, tendo endereço fixo, para atendimento de clientes e usuários.

Estas medidas propostas por Marquinhos Trad (PMDB), Flávio Kayatt (PSDB), Lídio Lopes (PEN) e Mara Caseiro (PMB), foram vetadas porque segundo o governo, a resolução dos Serviços de Telecomunicações, elaborada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), já obriga estas empresas a oferecer setor de atendimento presencial, mas para população igual ou superior a 100 mil habitantes.

Outras medidas como atendimento em prazo de 30 minutos, controle do acesso por meio de senhas, assim como garantia de prioridade para idosos, gestantes e pessoas com deficiência foram sancionadas.

Ainda foi incluído em lei estadual, a obrigação das empresas em adequar a estrutura das unidades, estando a disposição em horário comercial, para receber reclamações e denúncias. Se não for cumprido, pode ser aplicada multa de 2 mil uferms.

Nos siga no Google Notícias