ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Juiz manda afastar quatro vereadores da Câmara de Corumbá

Paulo Fernandes | 12/11/2011 14:07
Decisão de afastar os vereadores-suplentes é do juiz Anderson Royer (Foto: Capital do Pantanal)
Decisão de afastar os vereadores-suplentes é do juiz Anderson Royer (Foto: Capital do Pantanal)

O juiz Anderson Royer decidiu afastar dos cargos os quatro suplentes que foram empossados e se tornaram vereadores por meio de liminar (decisão provisória) do TJ/MS (Tribunal de Justiça).

Cristina Lanza (PT), Roberto Gomes Facanha (PMDB), Antônio Juliano de Barros (PSD) e João Lucas Martins (PP) terão que deixar a Câmara.

De acordo com o site Capital do Pantanal, o processo voltou para o juiz Royer, responsável pelo inquérito desde a abertura, quando era juiz eleitoral. Hoje, ele é titular da 1ª vara criminal.

Royer considerou que “na época da eleição municipal, o número de vagas disputadas no pleito era de 11, e não 15 como alegaram os suplentes”.

O magistrado explicou àquele site que a Resolução 21.702 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) prevê o número de no máximo 11 vereadores para os municípios com até 142.857 habitantes.

Já os suplentes argumentavam estar amparados pela emenda 19/2007, que alterou a Lei Orgânica do Município aumentando para 15 o número de vereadores.

Em sua sentença, o juiz Royer determinou a notificação imediata do Município e do presidente da Câmara "para que ambos, em cinco dias, adotem as providências necessárias para afastar os requerentes do cargo de vereador do Município de Corumbá, eis que houve a revogação de medida antecipatória que lhes conferia a posse no referido cargo".

Nos siga no Google Notícias