ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Lei da bolsa universitária completa quatro anos sem nenhum jovem beneficiado

Sancionada em 2012, a Lei prevê ajuda do Município para jovens freqüentares universidades da Capital

Alberto Dias | 02/05/2016 19:07

Nesta terça-feira (3) completará quatro anos que o Executivo de Campo Grande se comprometeu em garantir bolsas universitárias para jovens de baixa renda. Sancionada pelo então prefeito Nelson Trad Filho em 3 de abril de 2012, a Lei n° 5.059 nunca foi aplicada. À época, o chefe do Executivo alegou que tal despesa não estava prevista para o orçamento daquele ano.

Em fevereiro de 2014, a então vereadora Rose Modesto (PSDB), autora do projeto, propôs emenda para garantir R$ 3,5 milhões do orçamento municipal para este fim. Porém, a proposta foi vetada pelo recém empossado prefeito Alcides Bernal (PP). 

Para cobrar providências junto ao Legislativo, o presidente da Juventude do PSDB, Rafael Rodrigues, usará a tribuna da Câmara durante a sessão desta terça-feira (3), a convite do vereador Dr. Livio Viana (PSDB). “Precisamos cobrar isso do prefeito Alcides Bernal porque se trata de um projeto aprovado de maneira unânime pela casa e depois de quatro anos ainda não foi implementado. Queremos saber o porquê. ”, indagou Rodrigues.

A lei prevê descontos de 10 a 50% nas mensalidades, custeadas pelo município, podendo chegar a 80% em alguns casos.

Histórico – O assunto já causou polêmica na Câmara Municipal. Em 2014, Rose Modesto criticou duramente o veto de Alcides Bernal que inviabilizou as bolsas a estudantes sem condições de arcar com as mensalidades em faculdades particulares. “A lei foi aprovada em 2012, com a presença de mais de dois mil universitários. Em 2013, não havia recurso para ser implementada e, por isso, negociamos com a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social). O que me frustra é que é lei e não regulamenta. Se não cumprir vamos para a rua”, disse Modesto na ocasião.

Nos siga no Google Notícias