ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Murilo tenta obter R$ 48 milhões para investir no sistema viário de Dourados

Edmir Conceição | 29/08/2011 18:42

Recursos foram solicitados do programa Pró-Transporte através de projetos entregues em Brasília

Um dos 18 projetos entregues no dia 16 deste mês em Brasília pelo prefeito de Dourados Murilo Zauith é para garantir infraestrutura nas linhas de ônibus. O objetivo é atender as reivindicações da comunidade douradense, principalmente de bairros onde a infraestrutura em vias urbanas não existe ou é deficitária. No total, os projetos apresentados por Murilo somam quase meio bilhão de reais em investimentos.

Para as linhas de ônibus o prefeito pede R$ 47,9 milhões do Programa Pró-Transporte, do governo federal, para recuperação de ruas, pavimentação e instalação de abrigos em pontos de ônibus. O programa é destinado a execução de obras de infraestrutura urbana em vias de transporte coletivo, vias locais, vias coletoras, vias estruturais e fornecimento de equipamentos públicos.

No projeto entregue pelo prefeito à bancada federal estão incluídos para receber a pavimentação em linhas de ônibus os bairros Parque Alvorada, Jardim Vitória, Jardim Carisma, Jardim Monte Líbano, Jóquei Clube, Canaã II e III, Parque das Nações II, Jardim Guaicurus, Colibri e a sitioca Campina Verde.

Nesses bairros, parte das vias por onde passa o transporte coletivo não tem asfalto e, em alguns bairros, caso da sitioca Campina Verde, na linha inteira não dispõe de pavimentação.

O projeto ainda prevê a recuperação e implantação de asfalto novo em vias coletoras locais e estruturais – que são as ruas de acesso principal entre regiões – e vias e avenidas com grande volume de estabelecimentos comerciais.

Neste pacote estão incluídas vias do Jardim Murakami, Chácaras Caiuás, Jardim Vitória, Carisma, Monte Líbano, Vista Alegre, Jóquei, Canaã II e III, Jardim Leste, Parque II, Vila Vieira, Colibri, Jardim das Oliveiras, Guaicurus e Caimã.

Abrigos - O recurso servirá anda para a implantação de 300 abrigos em paradas de ônibus urbanos, com calçamento e acessibilidade. Em Dourados, um mapeamento recente, feito pelo Departamento de Trânsito da prefeitura, detectou 645 pontos na cidade.

Deste total, 227 são cobertos, 113 estão apenas com um pontalete de identificação e, outros 305 não são nem mesmo identificados, ou seja, só o morador que utiliza o ônibus diariamente é quem sabe que se trata de um local de parada.

(Com informações da Assecom)

Nos siga no Google Notícias