ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Oposição aposta em racha no PMDB com saída de Puccinelli do Executivo

Wendell Reis | 28/02/2012 12:25

Deputados acreditam que candidato escolhido para disputar a prefeitura da Capital não terá apoio de concorrentes

Paulo Duarte compara as indefinições do PMDB de hoje com o PT de ontem(Foto: João Garrigó)
Paulo Duarte compara as indefinições do PMDB de hoje com o PT de ontem(Foto: João Garrigó)

Os deputados do PT estão apostando em um racha dentro do PMDB após a escolha do candidato do grupo político do governador André Puccinelli (PMDB) e do prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), para a prefeitura de Campo Grande.

A oposição acredita que o candidato rejeitado da lista que envolve Paulo Siufi (PMDB), Edson Giroto (PMDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM), não deve apoiar o candidato ungido. Assim, pela primeira vez após vários anos, no entendimento dos petistas, o PMDB teria um enfrentamento entre o grupo de Puccinelli e a família Trad.

O deputado Paulo Duarte (PT) analisa que é clara a preferência do prefeito Nelson Trad por Paulo Siufi e Luiz Henrique Mandetta, ambos primos do prefeito. Assim, avalia que a escolha de Giroto, tido como preferido do governador, poderia agravar a crise. Paulo Duarte compara o PMDB de hoje com o PT de ontem, que vivia em meio a disputa e grande indefinição.

Ao ser questionado sobre a união do PMDB, que sempre se integra ao iniciar a campanha, Duarte lembra que o quadro em 2012 é diferente. O deputado ressalta que em outras eleições o governador André Puccinelli estava no comando da situação, tendo todos como “cachorro de fazenda”. Agora, sem poder ocupar um cargo no Executivo, visto que não poderá se reeleger governador, e com a força da candidatura do senador Delcídio Amaral (PT) ao Governo do Estado, o deputado avalia que o PMDB já não tem uma liderança tão forte.

Para exemplificar o pensamento, Duarte lembra que o presidente da Assembleia, Jerson Domingos, que é do PMDB, já declarou apoio a Delcídio em 2014. Além disso, figuras influentes na política estadual, como o deputado Londres Machado (PR), já revelaram simpatia à candidatura do senador.

O deputado Pedro Kemp (PT) também acredita que a eleição será muito equilibrada. Ele também espera uma divisão dentro do PMDB, embora avalie que o partido está fazendo de tudo para não expor o problema. “Vai ser traumática. A escolha vai ser extremamente favorável para a oposição”.

O deputado Cabo Almi (PT) analisa que o PT está em vantagem na disputa pela prefeitura de Campo Grande. Ele salienta que enquanto o PMDB ainda define candidato, o PT já está organizando o plano de governo e a chapa para vereadores. “O PT está organizando a casa para no momento certo ir para o embate. Do lado de lá, qualquer nome que for indicado sairá rachado. O candidato do PT sairá com 30% e vai para o segundo turno”.

Nos siga no Google Notícias