ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Pedido de afastamento de Olarte só será votado na próxima semana na Câmara

Priscilla Peres e Antônio Marques | 13/08/2015 10:20
(Foto: Fernando Antunes)
(Foto: Fernando Antunes)

A Câmara de Vereadores de Campo Grande ainda não foi notificada oficialmente pelo TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), sobre a decisão de acatar a denúncia de corrupção passiva e lavagem de dinheiro contra o prefeito Gilmar Antunes Olarte (PP).

Ontem, os sete vereadores da oposição protocolaram na casa, um requerimento pedindo o afastamento do prefeito Olarte, que foi lido agora há pouco, no início da sessão que vai votar a instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para investigar Olarte. Mas, sem a notificação oficial da Justiça, a votação do pedido só deve acontecer na próxima semana.

Acontece que pelo artigo 23, XIV, da Lei Orgânica do Município, prefeito e vice-prefeito devem ser afastados dos cargos em caso de recebimento de denúncia pela Justiça. Em nota divulgada ontem, o desembargador Luiz Cláudio Bonassini afirma que o prefeito se tornou réu por seis delitos de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Já o ex-assessor do município, Ronan Edson Feitosa de Lima, também envolvido na denúncia dos cheques em branco, é réu por corrupção passiva e Luiz Márcio dos Santos Feliciano por lavagem de dinheiro. A denúncia foi aceita por seis desembargadores. Outros três não votaram porque se declararam sob suspeição.

Repercussão - Diante da Lei municipal, sete vereadores da oposição se anteciparam e ontem, protocolaram o pedido de afastamento do prefeito Gilmar Olarte. Hoje, o vereador Paulo Pedra (PDT) disse que na terça-feira, quando a "casa estiver mais tranquila", vai cobrar da presidência a votação do requerimento.

De acordo com ele, "é obrigação do presidente colocar isso pra votar". A vereadora Luiza Ribeiro (PPS) leu o requerimento do afastamento nesta sessão e recebeu vaias de algumas pessoas que estão dentro da Câmara neste momento. Os ativistas a favor do prefeito dormiram em frente a Casa de Leis para poder pegar os primeiros lugares e acompanhar a sessão.

O presidente da Câmara Municipal, Mario Cesar Oliveira (PMDB), disse que o requerimento já está no sistema e será encaminhado para a procuradoria jurídica, que terá 5 dias para emitir um parecer e se posicionar a respeito disso.

Nos siga no Google Notícias