ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Pesquisa mostra que 80% não têm candidato a vereador

Redação | 02/06/2008 06:16

A pesquisa do Ipems (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul Ltda) sobre o cenário para as eleições municipais de 2008 em Campo Grande realizada no fim de maio apontou que a maioria expressiva dos eleitores, quando indagados sobre em quem gostariam de votar para vereador, ainda não tem candidato ou preferiu não revelar o nome.

Dos entrevistados, 80,33% respondeu que não sabiam ou não queriam dizer quem é o escolhido para ocupar uma das 21 vagas na Câmara de Vereadores.

Os nomes citados pelos que responderam à pergunta somam 104, confirmando a indefinição do eleitorado. Se fosse essa a lista válida para escolher os novos vereadores de Campo Grande, ela teria entre os eleitos deputados estaduais, federais, e até um ex-vereador que foi um dos pivôs de um escândalo de exploração sexual, Robson Martins, que aparece na lista como filiado ao PMDB.

Na relação, o líder em citações é o radialista e advogado Alcides Bernal, do PP, que tentará novo mandato. Ele aparece com 2,13% das citações. Na seqüência vem o também vereador Vanderlei Cabeludo (PMDB), lembrado por 1% dos eleitores. O terceiro colocado é o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), empatado com o vereador Cabo Almi, do PT, com 0,87%.

Depois aparece a vereadora Magalli Picarelli (PMDB), que foi lembrada por 0,7% dos eleitores. O presidente da Câmara dos Vereadores, Edil Albuquerque (PMDB), cotado para ser o candidato a vice na chapa do prefeito Nelson Trad Filho, recebeu 0,60% dos votos, mesmo percentual dos deputados federais Antônio Cruz (PP), Dagoberto Nogueira (PDT) e do Airton Saraiva (DEM).

A relação, na ordem de aparição, seria completada com os nomes do atual vereador Ribeiro (PMDB), o ex-vereador Poppi (PR), o vereador Paulo Siufi (PMDB), o vereador Marcelo Bluma (PV), o vereador Alex do PT, o deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), o vereador Paulo Pedra (PDT), o pastor Raimundo Menezes (PRB), o vereador Critovam Silveira (PSDB), a vereadora Grazielli Machado (PR), o ex-vereador Robson Martins (PMDB), o deputado Youssif Domingos (PMDB) e a vereadora Thaís Helena (PT).

Espontânea para vereador(a)

Nestas eleições municipais, em quem você gostaria de votar

para vereador(a), se as eleições fossem hoje?

(21 nomes melhor colocados)

NS/NR80,33%
Alcides Bernal (PP)2,13%
Vanderlei Cabeludo (PMDB)1,00%
Marquinhos Trad (PMDB)0,87%
Cabo Almi (PT)0,87%
Magali Picarelli (PMDB)0,73%
Edil Albuquerque (PMDB)0,60%
Antônio Cruz (PP)0,60%
Dagoberto Nogueira (PDT)0,60%
Airton Saraiva (DEM)0,60%
Ribeiro (PMDB)0,47%
Poppi (PR)0,40%
Paulo Siufi (PMDB)0,40%
Marcelo Bluma (PV)0,40%
Alex do PT (PT)0,33%
Maurício Picarelli (PMDB)0,33%
Paulo Pedra (PDT)0,27%
Pastor Raimundo Menezes (PRB)0,27%
Cristovão Silveira (PSDB)0,27%
Grazielle Machado (PR)0,27%
Robson Martins (PMDB)0,27%
Youssif Domingos (PMDB)0,20%

Os valores da tabela são os percentuais em coluna

estabelecidos sobre 1500 observações.

A pesquisa sobre o cenário para as eleições de outubro foi feita pelo IPEMS em parceria com o Campo Grande News e a Rádio Capital FM, consultou 1,5 mil pessoas acima dos 16 anos e está registrada na Justiça Eleitoral com o número 178/2008.

Nos siga no Google Notícias