ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Política

Prazos de desincompatibilização são diferentes para André, Simone e Longen

Josemil Arruda | 03/03/2014 18:05
Se for candidato a senador, André terá de deixar o governo no começo de abril (Foto: arquivo)
Se for candidato a senador, André terá de deixar o governo no começo de abril (Foto: arquivo)

Pelo menos três dos políticos de Mato Grosso do Sul que estão sendo apontados como possíveis candidatos nas eleições deste ano, o governador André Puccinelli (PMDB), a vice-governadora Simone Tebet (PMDB) e o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de MS), Sérgio Longen, têm prazos diferentes para desincompatibilização dos cargos que ocupam atualmente. Os prazos são variáveis e dependem do cargo ocupado.

Se for candidato a senador, o governador André Puccinelli (PMDB) tem até o dia 5 de abril para renunciar. A Lei Complementar nº 64/1990 estabelece que governador, para disputar qualquer outro cargo, precisa renunciar seis meses antes do pleito, marcado para 5 de outubro. O disciplinamento está na Constituição Federal, art. 14, § 6º combinado com a LC n. 64/1990, art. 1º, § 1º.

Já a vice-governadora Simone Tebet (PMDB), caso realmente não assuma o governo do Estado seis meses antes do pleito, não precisa renunciar para concorrer a qualquer cargo eletivo, inclusive para senadora e deputada federal, embora tenha de deixar a chefia da Casa Civil até 5 de abril. É o que prescreve a mesma LC n. 64/1990, em seu art. 1º, § 2º.

No caso do presidente da Fiems, Sérgio Longen, pré-candidato a governador do PTB, o prazo para afastar-se do cargo de dirigente sindical é de quatro meses antes da eleição, ou seja, dia 5 de junho. A previsão é da LC n. 64/1990, art. 1º, III, "a" combinado com o art. 1º, II, "g".

O mesmo regramento que atinge André também vale para chefes de Executivo de outras instâncias governamentais, como o prefeito de Dourados, Murilo Zauith, pré-candidato a governador do PSB. A regulação, porém, é do art. 1º, III, "a" combinado com o art. 1º, II, "a", 13 da LC n. 64/1990.

Quanto aos dois pré-candidatos a governador que lideram as pesquisas de intenção de voto, Delcídio do Amaral (PT) e Nelsinho Trad (PMDB), só o segundo precisa se desincompatibilizar do cargo de secretário estadual, conforme determina a LC n. 64/1990, art. 1º, III, "a" combinado com o art. 1º, II, "a", 12. Por ausência de previsão legal, senador pode continuar no cargo em qualquer disputa eleitoral.

 

 

 

Nos siga no Google Notícias