ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Prefeito pagou serviço de segurança antes da execução, aponta MPE

Órgão recomendou que procedimento não seja mais feito dessa forma, o que fere a lei das licitações

Aline dos Santos | 19/10/2017 09:46
Promotoria fez recomendação ao prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha. (Foto: Arquivo)
Promotoria fez recomendação ao prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha. (Foto: Arquivo)

O MPE (Ministério Público Estadual) recomendou à prefeitura de Corumbá que não faça pagamento antecipado antes da efetiva realização do serviço ou entrega dos bens consultados.

O pedido foi motivado após um procedimento preparatório da promotoria apontar a existência de pagamento anterior à prestação de serviço de segurança privada desarmada para atender o Carnaval 2017. O contrato foi entre a Fundação de Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá e a Empresa Karbeck Segurança.

Conforme consulta ao Diário Oficial do município, a prefeitura fez contrato inicial, publicado em 17 de fevereiro, no valor de R$ 237.993,60. Quatro dias depois, uma nova publicação trouxe supressão de 21,78%, com total de R$ 185.932,50.

A recomendação é endereçada ao prefeito Ruiter Cunha (PSDB) e ao diretor-presidente da Fundação de Cultura e do Patrimônio Histórico, Luiz Mário do Nascimento Cambará.

Conforme o promotor Luciano Bordignon Conte, a Lei 8666/93, que rege as licitações, veda a antecipação de pagamento, com relação ao cronograma financeiro fixado, sem a necessária contraprestação de fornecimento de bens ou prestação de serviços ou obras.

A medida só poderá ser adotada em casos excepcionais. O MPE deu prazo de 10 dias para resposta da prefeitura. Por meio da assessoria de imprensa, a Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá respondeu que acatará integralmente a recomendação do Ministério Público Estadual.

Nos siga no Google Notícias