ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Política

Processante só aguarda defesa de Bernal para indicar ou não cassação

Kleber Clajus | 23/12/2013 08:47
Comissão aguarda protocolo de defesa até às 17h para fechar relatório e recomendar ou não cassação de Bernal (Foto: Marcos Ermínio / Arquivo)
Comissão aguarda protocolo de defesa até às 17h para fechar relatório e recomendar ou não cassação de Bernal (Foto: Marcos Ermínio / Arquivo)

A defesa do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), sobre denúncia de suposta “fabricação de emergências” é aguardada com expectativa pela Comissão Processante, na Câmara Municipal. O prazo encerra hoje, às 17h, e trata da última oportunidade de defesa do prefeito, antes do fechamento do relatório que pode pedir a cassação do mandato do progressista ou arquivamento da denúncia.

“Está todo mundo mobilizado para isso e a expectativa da oposição e situação é resolver logo isso aí. Temos o objetivo de finalizar os trabalhos antes do dia 30”, comenta o presidente da comissão, vereador Edil Albuquerque (PMDB). A data, que antece a véspera de ano novo é indicada como ideal para a realização da sessão de julgamento, momento em que os vereadores irão definir o futuro de Bernal na prefeitura.

A defesa por escrito foi determinada na última segunda-feira (16), após o progressista faltar por três vezes a depoimentos na Câmara Municipal. Em um deles pediu adiamento, no outro apresentou atestado médico e, por fim, se recusou a ir por conta da ausência do vereador Alceu Bueno (PSL), que teve o mandato cassado pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), mas retornou ao cargo por meio de liminar concedida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O advogado do prefeito, desembargador aposentado Jesus de Oliveira Sobrinho, se limita apenas a garantir que “a defesa será protocolada dentro do prazo”.

Recurso pendente – Ao mesmo tempo em que irá protocolar a defesa de Bernal, Jesus de Oliveira aguarda o resultado de novo agravo regimental, protocolado na sexta-feira (20), para suspender os trabalhos da Processante. Desta vez, o pedido tem apenas duas páginas de justificativa.

O recurso ocorre dentro do período de feriado forense do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), cabendo a desembargadora plantonista Tânia Garcia de Freitas Borges decidir se mantém o posicionamento já adotado por Hildebrando Coelho Neto, que rejeitou recurso semelhante no dia 18 de dezembro.

Esta é a quinta tentativa seguida do advogado de Bernal de tentar suspender o trabalho da Comissão Processante depois que ela voltou a atuar, tendo tido decisões desfavoráveis nas outras três vezes anteriores. Uma em sentença de mandado de segurança, do juiz Nélio Stábile, depois com ele mesmo em pedido de efeito suspensivo para a apelação, outra do desembargador Hildeberando Neto e a terceira, no dia 19 de dezembro, da juiza da 3ª Vara da Fazenda Pública, Eucélia Moreira Cassal.

Nos siga no Google Notícias